segunda-feira, 12 de março de 2012

Cláudia Tessari por Bárbara de Oliveira

Para expor sua visão sobre modelagem e costura - área de atuação de nossa entrevistada – e conversar um pouco sobre seu curso de graduação, convidamos Cláudia Maria Franco Tessari, 59 anos e profissional em formação que cursa atualmente o oitavo período de Design de Moda. Formada em Pedagogia pela Universidade Fumec em 1975 ,trabalhou como professora de alunos com problema de aprendizagem ajudando na sua alfabetização como Orientadora Profissional. Reside em um condomínio em Nova Lima e durante seu curso participou da criação e montagem do cortejo de Nossa Senhora dos Pretos de Conceição do Mato Dentro, projeto de Extensão da própria Universidade.


RETRÓS - O que a motivou a iniciar uma faculdade de Design de Moda depois de já ter conquistado objetivos como casamento, filhos e uma licenciatura plena em Pedagogia?

CLÁUDIA - O motivo real foi o fato de poder desenvolver uma tendência iniciada na       infância com minhas bonecas e perpetuada em toda minha vida, mas nunca levada a um ponto de profissionalismo.

RETRÓS - Quais são os pontos positivos do Design de Moda que justificaram sua escolha?

CLÁUDIA - Pontos positivos são relativos ao mercado aquecido e a oportunidade de trabalhar com roupas que são necessidade de primeira linha.

RETRÓS - Com sua experiência e vivência, qual é o balanço que você faz dos oito períodos cursados?

 CLÁUDIA - O balanço desses 8 períodos, para mim é bastante positivo: desenvolver todo um lado acadêmico de criação de coleções, história da arte e história da moda e vivenciar um lado cênico com o projeto de extensão que foi uma experiência única.

RETRÓS - Você diria que o curso trouxe para você preparo, segurança e conteúdo?

CLÁUDIA - Sim, trouxe preparo para escolher minha área de interesse, segurança para investir em mim e conteúdo necessário para desenvolver coleções.

RETRÓS - Como você pretende inovar na modelagem?

CLÁUDIA - Gostaria muito de inovar usando bom senso e observação para desenvolver uma coleção que atendesse bem ao meu público – alvo,pessoas acima de 50 anos.

RETRÓS - O que distingue você dos demais profissionais da área?

 CLÁUDIA - A experiência, a paciência adquirida e a vontade de fazer sem medo de errar.

RETRÓS - Após a conclusão desse semestre quais são seus objetivos? Você pretende trabalhar em Belo Horizonte?

CLÁUDIA - Meus objetivos vão depender muito do que acontecer: não tenho mais a pressa de conseguir um emprego e trabalhar. Vou desenvolver com calma meu propósito de montar um negócio próprio. E cuja sede deverá ser muito próximo da minha residência.

RETRÓS -Você considera que Belo Horizonte tenha espaço para profissionais no campo da Moda, principalmente para recém formados?

 CLÁUDIA -Sim. Mas é necessário correr atrás e criar alguma coisa com um diferencial, mostrar muita disposição e garra. As oportunidades existem muitas, mas é necessário que o profissional de moda se torne completo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário