segunda-feira, 12 de março de 2012

Ana Beatriz Vasconcelos

por Thiago Bernardo

Ana Beatriz Vasconcelos, 23 anos, natural de Belo Horizonte, MG, é estudante do 8˚ período de design de moda na universidade FUMEC e já tem em seu currículo experiências relevantes . Ao término do 6˚ período fez um curso de especialização em marketing e comunicação de moda na cidade Florença, Itália. E após conclusão trabalhou para uma empresa, dona de várias marcas no país.

Sua decisão de cursar moda foi devido à sua atração pela fotografia e publicidade de moda. Atualmente trabalha em uma produtora de vídeo, fazendo edição e filmagem de editoriais das principais marcas mineiras.


Por que você escolheu estudar moda?

Publicidade e fotografia sempre me atraíram, mas em especial no campo da moda. A criação de todo um cenário ligado ao tema de inspiração da coleção e o seu encaixe com as roupas de modo a atrair atenção e causar encanto do leitor/telespectador, sempre me causou interesse. Poderia ter ido para a área de publicidade e propaganda ou até mesmo estudar fotografia ou cinema, mas optei pelo design, porque além desse interesse, sempre fui muito ligada ao visual, e o quanto ele varia de acordo com humor e personalidade de cada um. É uma forma interessante de expressão.


Como foi estudar fora do Brasil?

Estudar fora ampliou minha visão da moda. A diferença é muito grande devido a cultura e aos costumes, além da influência climática, o que muda bastante o gosto das pessoas em relação a estilo e cores. A forma de ensino é diferenciada, mais focada para a comunicação e imagem de moda, e como fui para um dos pólos mundiais da moda, onde o mercado move bilhões, existe uma grande facilidade em fazer trabalhos para empresas e marcas grandes enquanto se estuda.


Quais são as maiores diferenças entre o ensino de moda aqui e fora do país?

Como falei antes, a facilidade é maior, se adquire mais experiência. Os professores das escolas de moda são estilistas ou pessoas que trabalham dentro de grandes marcas/empresas, com isso, trabalhos às vezes são feitos para serem apresentados no próprio escritório da marca. Enquanto estudei fora, fiz dois trabalhos para Calvin Klein, três para a grife Emilio Pucci, além de outros vários para a Cadini, empresa dona de várias marcas, e é também de onde vem a maioria das roupas de marcas como a Ellus e a Brooksfield. Além disso, fiz também, da produção de editoriais e eventos de moda


Qual sua área de interesse dentro da moda?

Pretendo trabalhar com fotografia, filmagem e edição. Sempre gostei e já trabalho na área, o que aumentou ainda mais meu interesse depois que adquiri maior experiência


Quais são seus referenciais para criação dentro e fora da moda?

Na hora de criar vou atrás de diferentes fontes. Cada um tem uma visão e um estilo, então busco inspiração em vários lugares, mas só até surgir uma idéia, depois disso vou seguindo a minha linha de criação. Mudo e refaço tudo várias vezes até chegar a um ponto em que o trabalho me agrade.


A moda se relaciona com muitas outras áreas como cinema e musica. Qual a que mais te chama a atenção e por quê?

Acho que o cinema e a televisão são formadores de opinião.  As pessoas são muito influenciadas pelo que sua atriz/ator preferido esta usando. determinada roupa ou acessório, principalmente, acaba se tornando objeto de desejo, basta repararmos que as roupas mais vendidas pelas lojas em cada época, estão ligadas ao que se vê em uma novela por exemplo.


Quais são as suas outras experiências profissionais na moda?

Sempre trabalhei muito com design gráfico, dentro da moda. Criação de estampas, desenhos de croquis e ilustrações de moda, fotografia e edição de fotos. Hoje trabalho em uma produtora de vídeo, onde a maioria dos clientes é da área de moda. Faço filmagem e edição de vídeo de editoriais para lançamento de coleção e divulgação.


O que acha do mercado brasileiro de moda?

É um mercado rico: rico em estilo, em criatividade, em cores, em qualidade, além da autenticidade. A moda brasileira está crescendo e ganhando cada vez mais foco, mas o país ainda não possui a cultura necessária para vender mais e poder competir com as demais marcas. Ainda é necessário uma maior aproximação do resto do mundo; entender melhor as suas necessidades e preferências.


Depois de concluir o curso o que pretende fazer?

Pretendo fazer algum curso fora do país dentro da área de produção e edição de vídeos, para aperfeiçoar e adquirir mais experiência. Depois quero trabalhar na área que mais gosto, que é a produção de vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário