segunda-feira, 12 de março de 2012

Lara Rogedo por Fernanda Moraes

Lara Rogedo, 22 anos estudante Design de Moda na Universidade Fumec. É fluente em inglês e também dá aulas de língua inglesa e fala bem a italiana. Faz cursos extracurriculares: Modelagem corte e costura e de Moulage com as professoras Junia Melo e Letícia Barcelos. Estagiou durante seis meses em um atelier de vestidos de festa e noiva, onde adquiriu bastante experiência no ramo. Além disso, trabalhou em diversos backstages de desfiles. Atualmente, faz roupas sob medida em seu atelier.

REVISTA RETROS: Identifica-se com alguma década? Qual? Por quê?
Lara: Bom, gosto de tudo que é contemporâneo do que está acontecendo com a moda hoje, com o minimalismo, com a androginia, com as discussões que estão ocorrendo, como por exemplo, se o sexo define o gênero, se o homem está desacelerando, entrando na era do slow (slow food, slow fashion), se o local está ficando mais importante do que tudo interligado. O mundo está se abrindo a novas idéias, fazendo revoluções contra regimes ditatoriais, protestos e ficando menos ortodoxo. Acho que estamos realmente tentando ser uma metamorfose ambulante e gosto muito disso.
REVISTA RETROS: Como se mantém informada? Quais são suas principais fontes?

Lara: Eu gosto muito de ler, ouvir música, me informo assistindo a desfiles, documentários de moda e filmes sobre o mundo fashion, até porque, isso para mim não é apenas trabalho e estudo, mas sim diversão.
Na hora de ler, eu prefiro obras ficcionais, que me transportem para outra realidade. Meu escritor preferido é o espanhol Carlos Ruiz Zafón. Ultimamente, eu estou lendo também biografias, como a do Steve Jobs, que indico a todos, o livro é bastante inspirador.
Ouço muita música, gosto muito de pop/rock e quando quero dançar ouço Lady Gaga, Madonna, Rihanna e várias de Hip Hop.
Na internet estou sempre procurando por notícias relacionadas à moda, pois tenho um blog, que é: www.onadress.com.br, onde posto diferentes assuntos todos os dias. 

REVISTA RETROS: Qual a sua relação com design no geral?
Lara: Eu gosto de tudo o mais clean possível, mas, minha casa é muito barroca, só o meu quarto e o meu atelier tem realmente minha cara.


REVISTA RETROS: O que direcionou e motivou sua escolha pelo curso Design de Moda?
Lara: Eu sempre fui muito ligada às áreas criativas e artes em geral. Pesquisando e, através das experiências dos outros descobri que o design de moda estava bem próximo ao que eu queria.
Queria desenhar bem, criar, inventar. Através de muito esforço e dedicação fui me superando e vencendo as dificuldades. Hoje, estou muito satisfeita comigo mesma, pois modelo e costuro bem e tenho um estilo particular no meu desenho. Sou bem crítica com os meus trabalhos e tento fazê-los o melhor possível.

REVISTA RETROS: Como utilizar o aprendizado acadêmico no mercado? Os trabalhos desenvolvidos até o presente momento foram construídos por seu repertório cultural e representam seus valores éticos e estéticos?

Lara: Eu aprendi métodos de pesquisa e de estudo que levam à inspiração. Se for necessário fazer algo fora do meu gosto e estilo, penso que consigo deixá-los de lado e absorver uma nova idéia. 


REVISTA RETROS: Defina o que é mais importante para você: moda ou estilo?
Lara: Bom, ambos são importantes. Como criadora, acho que estilo é mais importante, pois acho que uma marca precisa manter a sua identidade. Mas também sou muito apegada a tudo que é novidade e fico atenta às novas tendências.
REVISTA RETROS: O que é consumo de moda para você?
Lara: Consumo de moda é adequar várias peças “sem vida” do vestuário e transformá-las em algo novo com novos significados, pois são eles que irão definir quem você é perante a sociedade.

REVISTA RETROS: Você já possui um acervo pessoal para o processo de criação? (livros, imagens, roupas, acessórios, etc...) 
Lara: Sim! Sempre catalogo tudo o que acho de interessante. Possuo mais imagens, livros e filmes, do que roupas e acessórios. 

REVISTA RETROS: Quais são seus planos para depois de formada?
Lara: Eu tenho muita vontade de viajar para o exterior para fazer algum curso e me aperfeiçoar. Depois penso em abrir minha marca ou trabalhar para alguma que eu seja fã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário