segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jéssica Morais

Por Priscilla Milagres

Jéssica Morais tem 25 anos e é estudante de Design de Moda da Universidade FUMEC. Criada em família judia tradicional de Belo Horizonte, desde criança brinca de fazer editoriais de moda. É apaixonada por artes, fotografia e filmes e pretende fazer carreira com produção de moda que sempre foi uma de suas paixões.

Retros: Quem é a Jéssica Morais?
Jéssica: Sou alguém de personalidade forte, que sabe o que quer e bate o pé pelo que acredita. Apesar da criação estrita que tive, lutei muito para sair da bolha em que fui criada.
Sempre tive dentro de casa o incentivo ao conhecimento e à cultura e por isso sou muito ligada a tal. Tenho um vicio por leitura e viagens, o que eu acredito que enriquecem minha vida, tendo por conta desses vícios a oportunidade de conhecer outras culturas, outros pontos de vista e de continuar a aprender e a crescer como pessoa.

Retros: Sua religião tem algum confronto com a moda?
Jéssica: Nenhum confronto direto, mas o judaísmo sustenta que a maneira pela qual nos vestimos possui relação direta com a forma de agir e o que pensamos a respeito de nós mesmos. A única exigência é que tanto homens quanto mulheres se vistam com recato para que ajam com discrição e decência.

Retros: Quando e como você se interessou por design?
Jéssica: Desde muito nova sempre fui interessada por arte. Atualmente sou viciada em fotografia e lembro que desde cedo já tinha esse interesse. Lembro que fiz meu primeiro “editorial” aos 12 anos, em que brincando, fotografei uma prima (6 anos mais nova) em cenários e looks montados por mim. Gostei tanto da experiência que periodicamente gastava rolos de filmes nessa brincadeira. A partir daí, meu gosto pela moda cresceu. Quando chegou a época de vestibular e hora de decidir que curso seguir, tive que usar de persuasão e muita insistencia para poder investir na carreira de moda, já que meus pais não concordaram a principio e cheguei até a cursar por um tempo faculdade de Publicidade e Propaganda.

Retros: Pretende trabalhar em qual área? Já tem algum projeto em vista?
Jéssica: Pretendo trabalhar na área de produção e fotografia de moda. Sempre tive interesse nessa área mas ainda não tenho nenhum projeto concreto apenas planos.

Retros: Quais são esses planos?
Jéssica: Investir na área de produção de moda. Pretendo fazer um curso de fotografia voltado pra moda, pois acredito que o que tive na faculdade foi muito superficial. E como gosto muito de viajar e tenho fluência em outras línguas, pretendo estender esse aprendizado no exterior.

Retros: Como você vê o mercado para design de moda em Belo Horizonte?
Jéssica: O mercado tem crescido, mas obviamente ainda não é uma metrópole da moda consolidada como São Paulo e devemos levar em consideração até o conservadorismo dos mineiros.  Mas hoje vemos grandes nomes da moda aqui de Minas brilhando pelo Brasil e mundo afora. Grandes empresas surgindo e o mercado crescendo. Essa evolução esta acontecendo, mas ainda falta muito para nos tornarmos uma grande metrópole da moda.

Retros: Gostaria de construir carreira aqui ou em outra cidade? Por quê?
Jéssica: Pretendo continuar em Belo Horizonte por questões de laços afetivos e familiares mas não me restrinjo somente a B.H., estou aberta a mudar de cidade pela minha carreira se o retorno compensar, e não digo só o retorno financeiro mas a oportunidade de  aprendizado e crescimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário