segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Paula Rabelo

Por Camila Leles
Paula Rabelo Rodrigues, 21 anos, é atualmente do 7º período de Design de Moda na Universidade FUMEC.  Iniciou no mercado trabalhando na marca infantil Zendy, onde era responsável pela criação das coleções. Atualmente trabalha no Studio-atelier Renato Loureiro, como integrante de sua equipe de estilo.
Veja a nossa entrevista e conheca um pouco mais o trabalho dessa nova designer.
Retrós: Como você ingressou no curso de Design de Moda? Alguém te influenciou?
Paula: Bom, desde pequena gostava de desenhar, aleatoriamente.  Fazia caricaturas dos meus colegas nas aulas de matemática. E como minha irmã possui uma confecção de roupa infantil, Zendy, desenhava as coleções e fazia cadernos de “moda” para ela. Nestes desenhos descobri o gosto pela moda.
Retrós: Qual o seu estilo pessoal?
Paula: Meu estilo? Depende do dia, meu preferidorelaciona-se ao rock. Não abro mão de uma legging e de uma bela T-shirt estampada. Porém há dias em que adapto um ar romântico nesse look.
Gosto de misturar as peças, adoro uma novidade, e também amo coisas antigas. Uso roupas da minha mãe da década de 60, 70 e 80; visto peças minhas de 6 anos atrás e não resisto a um lançamento.
Retrós: Qual é sua metodologia de trabalho e processo de criação?
Paula: O meu processo de criação é bem básico: começo pela pesquisa, escolho o tema, desmembro-o por completo, através de pesquisa iconográfica e teórica, e depois parto para a criação baseada nas informações encontradas. Na ilustração uso inúmeros recursos como a colagem, a fotomontagem, o desenho, dentre outros.
Retrós: Alguém te inspira enquanto ícone de moda?
Paula: Não. Tenho minhas preferências por estilistas consagrados e batalhadores como Coco Chanel, mas em minhas criações, a inspiração vem do tema e o do que gira em torno dele.
Retrós: Trabalhando como assistente do estilista Renato Loureiro, qual a sua opinião sobre o mercado da Moda Mineiro?
Paula: Minas Gerais conseguiu seu lugar no país com seus grandes estilistas, o estado é tão valorizado quanto São Paulo e Rio de Janeiro no quesito Moda. Uma prova disso é o Minas Trend Preview, que é o lançador de tendências dos desfiles do país inteiro. Ele acontece antes dos outros eventos importantes como o São Paulo Fashion Week. É uma responsabilidade dada aos mineiros.
Retrós: Quais são seus planos para o futuro? Pretende continuar trabalhando para grandes empresas?
Paula: Inicialmente sim. Não pretendo ter uma confecção própria, e não quero ser apenas estilista, o curso da base para diversos trabalhos no ramo da Moda,. Adoro criação, mas também gosto das artes gráficas, estamparia, produção e principalmente pesquisa. Essa diversidade tenho no Studio-atelier Renato Loureiro, onde realizamos vários tipos de projetos. É uma oportunidade de aprendizagem única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário