segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lorena Viana

por Larissa Duarte


Lorena Viana é estudante de Design de Moda na Universidade FUMEC na capital mineira, tem 21 anos e cursa seu último ano na graduação.
Em entrevista para Retrósvai contar suas experiências e expectativas em relação à Moda, que de acordo com Lorena, apresenta diferentes possibilidades para o profissional e este precisa estar sempre atento à interdisciplinaridade trabalhando nesta área. “A informação vinda de outros campos diferentesajuda na discussão de temas para compreensão do comportamento humano e, principalmente, inspira, fornecendo subsídios para criação e desenvolvimento de produtos.” Fala a estudante de Design.
Sempre esteve envolvida com o universo da dança e comenta “Mesclar moda e dança para mim é uma realização, pois assim tenho contato com dois mundos com os quais sempre me identifiquei.”
Lorena acredita na experimentação como processo de criação e produção de Moda, no despertar da curiosidade para investigar novidades e na necessidade de cada profissional desenvolver uma base na metodologia de trabalho fundamentada em pesquisa. Para seu futuro, deseja fazer uma viagem de intercâmbio para mais estudos e construir uma marca própria.

Retrós: Para você o que é Moda?
Lorena: Moda é comunicação e linguagem. Ela traduz, através de imagens e produtos, os anseios de indivíduos inseridos em determinado tempo e espaço. A moda tem o poder de descrever aspectos comportamentais de uma sociedade e psicológicos de um indivíduo. A moda é produto das transformações da sociedade, da cultura de um povo, de movimentos culturais, das relações humanas.

Retrós: Nesse campo quais são as áreas que mais te interessam?
Lorena: Tenho muito interesse em criação, seja na área de design de superfície, criação de figurinos e até coleções. Acredito que um bom profissional de moda deve transitar por todos os "vieses" dessa área e até de outros designs. Por ter essa convicção busco fazer cursos em diferentes áreas da moda para que eu possa me conhecer melhor como designer. A informação de outras áreas ajuda na discussão de temas, na compreensão do comportamento humano, e principalmente, inspira, fornecendo subsídios para criação.

Retrós: Quais as características que o profissional de moda ideal deve ter?
Lorena: O profissional de moda nunca pode parar de estudar. Ele precisa estar sempre atualizado. Curiosidade, criatividade, personalidade, foco, paciência, disciplina, persistência e gosto pelo que faz são características indispensáveis para o sucesso profissional na moda.

Retrós: O que você pensa sobre o mercado de Moda mineiro?
Lorena: O mercado de moda mineiro tende a crescer cada dia mais. Mesmo estando fora do eixo Rio/ São Paulo, Minas vem apresentando novos nomes criativos para o mercado da moda e conquistando aos poucos seu espaço. A Moda mineira é peculiar e característica. Ela resgata valores como o handmade e o design x artesanato, que a tornam diferenciada e exclusiva. Minas já está investindo em eventos de moda, mas isso ainda é só o começo. Projetos, desfiles e cursos de moda ainda têm muito a crescer e melhorar.

Retrós: Agora, falando sobre você e suas vivências na sua área de atuação, como você relaciona a moda e a dança?
Lorena: Danço desde pequenininha e sou apaixonada por esse universo que trabalha o corpo, a criatividade, a disciplina e o trabalho em equipe. A moda é feita para um corpo que assim como na dança, ocupa um espaço em um determinado tempo e tem o objetivo de comunicar-se. A criatividade, a disciplina e o trabalho em equipe não são exigências apenas de um profissional da dança, são exigências para qualquer profissional que pretende trabalhar com o desejo, com a comunicação, com o corpo e com a criação. Moda e dança se conectam todo o tempo. São linguagens em que as imagens valem mais que as palavras.

Retrós: Pode nos contar sua experiência em trabalhos e estágios?
Lorena: Estagiei em uma confecção de roupas de dança e ginástica, chamada Balé Mania, durante um ano e meio.Lá trabalhei com criação de peças para coleções, design de superfície para produtos da empresa e desenhos técnicos.Trabalho também com figurinos de dança. Os festivais e espetáculos de dança ocorrem no meio e no final do ano, por isso trabalho como freelancer.
Crio figurinos e trabalho também com consultoria, ajudando na produção de looks para espetáculos. A dança hoje tem um nicho contemporâneo muito forte, por isso os figurinos estão cada vez mais deixando o ar de fantasia e trazendo para os palcos conceitos urbanos, atuais e cotidianos. Daí surgiu a possibilidade de um trabalho de consultoria para grupos de dança. Realizei também trabalhos como criação e confecção de cenário, para um espetáculo de dança; backstages de desfiles; produções para eventos e catálogos.

Retrós: Qual a importância destes primeiros contatos com o mercado da moda para a formação do profissional?
Lorena: O estágio é capaz de transformar a teoria em experiência e prática. É uma fase em que aprendemos como realmente funciona o mercado de trabalho.Os trabalhos que realizei como freelancer me ensinaram a lidar com prazos e com a insegurança de trabalhar completamente por minha conta, o que me ajudou a encontrar soluções para todo e qualquer tipo de problema.

Retrós: Se fosse montar seu empreendimento o que seria?
Lorena: Gostaria de continuar trabalhando com figurinos, mas ainda tenho dúvida se voltaria meu empreendimento de moda para vestuário de dança e figurinos ou trabalharia isso paralelamente a uma marca de moda feminina.

Retrós: Quais são os estilistas que mais tem te influenciado, em valores e ideias?
Lorena: Muitas vezes sou influenciada por artistas de outras áreas. Nomes como Gringo Cardia, Deborah Colker, Cia Cloud Gate Dance, AlessiaGiardino, Janet Cardiff & George Bures Miller. Na moda busco referências brasileiras como Ronaldo Fraga, Giselle Nasser e Reinaldo Lourenço. No cenário internacional tenho seguido a influência do trabalho do Elie Saab e de Miuccia Prada.

Retrós: O seu processo criativo é carregado por quais tipos de referências, métodos e influências?
Lorena: Sou muito metódica. Gosto sempre de passar por um processo de criação com fases que já determinei.O corpo é meu principal referencial, tudo parte dele! Independente do tema abordado para meu processo criativo, sempre penso qual a relação do corpo humano com esse tema e qual a relação do corpo com os materiais e modelagens que podem desdobrar na coleção.Acredito no desejo de movimento, no desejo do toque, no poder de partes cobertas ou à mostra... O corpo é que dá significado à roupa.

Retrós: Depois que você se formar quais são seus sonhos e planos profissionais?
Lorena: Depois de me formar pretendo fazer um intercâmbio para estudar moda e começar a planejar a construção de uma marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário