segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Letícia Gaio

por Gabriela Faria




A designer de moda Letícia Bruno Gaio, que se mudou da sua cidade natal, Ouro Branco, para Belo Horizonte para estudar Design de moda, conta que sempre teve certeza de que profissão queria seguir e que teve total apoio de sua família, especialmente da sua avó, sua principal influência para o Design de Moda. Para complementar seus estudos, Letícia também fez curso técnico no SENAI, alem de dois projetos de extensão, dois estágios e várias participações em backstages de desfiles, como no Minas Trend Preview. Com uma oportunidade única de viver novas experiências, conhecer mais sobre a moda de outro país e praticar outra língua, a designer estudou um semestre na faculdade peruana CEAM. Letícia pretende se formar no 1° semestre do ano de 2012 e seguir carreira na parte administrativa da moda, além de fazer uma Pós- Graduação como especialização .



Retrós: Em que aspectos seu curso técnico realizado no SENAI te auxiliou na faculdade? E nos seus estágios?

Letícia: O curso técnico completou e fixou o aprendizado que tive na faculdade, pois lá fiz matérias que não fazem parte da grade curricular da faculdade,  fiz também algumas que já havia antes na faculdade. E como o curso técnico tem um foco mais prático do processo produtivo de uma indústria da moda, meu aprendizado no SENAI foi uma inicialização no mercado de trabalho o que me deu experiência para os meus estágios.
  
Retrós: Como você descreveria seu aprendizado nos projetos de extensão que você participou?

Letícia: Os projetos de extensão me deram a chance de colocar em prática o aprendizado teórico que tive nas aulas para ajudar pessoas de uma realidade financeira diferente da minha. Através desses projetos aprendi como funciona a parte administrativa, burocrática e produtiva de cooperativas. Assim, tive a oportunidade de lidar com pessoas talentosas e que buscam melhorar de vida com seus trabalhos.

Retrós: Como foi para você participar de backstages de desfiles em eventos grandiosos como o Minas Trend Preview? Qual foi seu maior aprendizado em uma produção como o MTP?

Letícia:  Tive a oportunidade de acompanhar desde provas de roupas, aos ensaios e  o desfile, que foi importante para conhecer todas as etapas da produção de um grande evento. Meu maior aprendizado foi ver na prática que para o evento acontecer toda a equipe da produção deve trabalhar unida, com disciplina, pontualidade e muita organização.

Retrós: Além de participar dos backstages, você também já criou peças para desfiles. Como funciona seu processo de criação?

Letícia:  Para criar busco me inspirar em coisas que gosto e que vão me dar prazer ao trabalhar. Meu processo criativo funciona de formas variadas, dependendo da inspiração e do meu estado de espírito.

Retrós: Você tem algum trabalho pessoal que diria ser seu preferido?

Letícia:  Não. Cada trabalho que fiz representa uma fase específica da minha vida profissional e pessoal e cada um deles tem uma importância única para mim.

Retrós: Atualmente, quais são suas principais influências na moda?

Letícia:  Por gostar muita da moda mineira e saber que futuramente esse será o meu público, procuro influência dos estilistas daqui, como Ronaldo Fraga, Rogério Lima e Graça Ottoni.

Retrós: Você sempre teve vontade de estudar no exterior?

Letícia:  Sim. A vontade sempre existiu. E vi a oportunidade ideal dessa vontade se concretizar no programa PROME da faculdade FUMEC, tornando a idéia  dos estudos no exterior acessível e possível de acontecer.

Retrós: O que você considera semelhante na moda peruana e na moda brasileira?

Letícia:  A semelhança é a valorização da cultura de seus países através da inspiração em temas locais, do uso dos bordados e de cores vivas e vibrantes. A principal diferença é que a moda no Brasil está em um estágio mais avançado e desenvolvido que a moda peruana.

Retrós: Após sua experiência de intercâmbio no Peru, você teve algum interesse em fazer algum estudo mais específico na moda peruana ou trabalhar com o mercado de moda do país?

Letícia:  Tenho interesse de aprender mais sobre as técnicas de tingimentos naturais e os bordados, mas não com a proposta de trabalhar no país.

Retrós: Você teve uma grande influência na vontade de estudar Design de Moda pela sua avó materna, que costurava e trabalhava com tecidos. O seu desejo de seguir carreira na parte administrativa da moda também veio de alguma influência familiar?

Letícia:  Sim. Meu pai é formado em administração, e foi depois de fazer o curso técnico no SENAI e aprender um pouco mais da área que surgiu essa minha vontade.

Retrós: Esse trabalho administrativo seria em uma empresa já existente, ou você tem interesse em criar uma marca?

Letícia:  Inicialmente em uma empresa já existente para obter conhecimento e experiência para futuramente administrar a minha própria empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário