segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Adriana Oliveira

Por Laura Pinto Coelho




Adriana Oliveira, 21 anos, natural de Varginha -  Minas Gerais é estudante do 8º período do curso de design de moda da Universidade FUMEC. Desde pequena mostrou interesse pela criação e composição na moda. Nessa entrevista ela nos conta um pouco como escolheu o curso, sua trajetória acadêmica e sua atuação profissional na empresa “Príncipe Verde”.

Retrós: De onde surgiu seu interesse pela moda?

Adriana: Desde pequena sempre tive uma curiosidade por tudo que se tratava desse mundo. Tudo que envolvia criação de alguma maneira. Sempre amei desenhar, trocar roupas com amigas e montar looks diferentes. Minha avó materna, hoje com 85 anos, dá aula de corte e costura e minha mãe, sempre fez roupa para mim também. Estou envolta nesse muda desde muito cedo.

Retrós: Como é seu processo criativo?

Adriana: Sempre que tenho que exercitar uma criação, eu faço uma pesquisa iconográfica, pego tudo referente ao tema e vou guardando. Sou fã de cinema, por isso sempre uso filmes como fonte de inspiração. Imagens me ajudam muito no processo criativo. Faço vários desenhos, rabiscos e projetos, até chegar num resultado que me agrade em todos os aspectos.

Retrós: Qual foi o trabalho mais marcante que você realizou?

Adriana: Foi o trabalho que fiz com a designer Bárbara Oliveira em 2010. Participamos de um concurso da marca Luiza Barcelos e tivemos que produzir dois vídeos promocionais. Nunca tínhamos feito um trabalho na área de vídeo. O prazo foi curto, o dinheiro era pouco e os recursos nem se fala. Ficamos entre as finalistas, então no final de tudo valeu muito a pena!

Retrós: O que você acha das oportunidades dadas pelo mercado de trabalho para o estudante de moda?

Adriana: Assim como todas as profissões, hoje em dia, o mercado está difícil. O da moda é grade, tem um espaço para cada um, basta descobrirmos qual é. Para ingressar é complicado, tem que correr atrás, mas uma vez dentro do mercado, as portas sem abrem para você. Se fizer um bom trabalho, ser criativo e competente, irá se destacar.

Retrós: E sua atuação na marca Príncipe Verde, foi uma escolha pelo gosto por calçados? Você pretende continuar trabalhando na área?

Adriana: Meu interesse pela área de calçados começou quando fiz uma matéria de desenhos de acessórios na faculdade. A partir daí, entrei na fábrica e estou gostando muito de todo o processo, de como as coisas fluem dentro do mercado calçadista. Acho que não saberia dizer se vou continuar ou não na área, pois tenho planos de estudar fora e sempre quis fazer uma pós-graduação ou mestrado.

Retrós: Como são seus planos para o futuro?

Adriana: Como disse anteriormente, vou me formar em 2012 e pretendo sair do Brasil por um tempo para continuar meus estudos. Quero fazer  pós e mestrado. Acho importante estar sempre atualizando, estudando e abrindo a cabeça para novos olhares.

Retrós: O que você diria para as pessoas que estão ingressando no curso de Design de moda?

Adriana: Moda é vocação, ninguém dura na área se não tiver amor pelo que faz. Tem que se esforçar muito, ser criativo, original, trabalhar muitas horas por dia. Mas no final é gratificante e maravilhoso. Então sigam o seu sonho e corram atrás!





Nenhum comentário:

Postar um comentário