segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Laura Pinto Coelho

por Adriana Oliveira

Laura Pinto Coelho, 21 anos, natural de Belo Horizonte, estudante do 8° período de Design de Moda da Universidade Fumec, nos conta em entrevista como foi seu ingresso no curso, a expectativa que sua família tinha em relação a profissões que deveria seguir  e suas características no trabalho. Atualmente trabalhando em uma confecção de roupas femininas na área de criação, nos fala sobre moda e estilo, sobre seu processo de criação e planos para o futuro.
Retrós: De onde surgiu seu interesse pela moda?
Laura:Na verdade o interesse real pela moda surgiu durante o curso.  Eu sempre gostei de desenhar, pintar, criar coisas em geral, desde rabiscos até bijuterias. Nessa fase já dizia que queria fazer moda, mas sem saber absolutamente nada sobre o curso.  Na minha opinião, temos que escolher o que queremos para nossa vida muito cedo, portando acabei ingressando na faculdade sem saber muito o que eu estava fazendo. Felizmente o curso foi me conquistando aos poucos e descobri  que tenho talento e gosto de diferentes áreas da moda.

Retrós: Sua família apoiou a sua escolha?
Laura: Desde pequena, minha mãe sempre me estimulou muito a desenhar, porém, eu sempre demonstrei interesse por outras áreas, como a biológica. Meus pais são médicos, acho que no fundo havia uma esperança da filha seguir a mesma carreira. Apesar disso, a cada dia que passa eles conseguem entender um pouco mais sobre meu curso e sobre a minha escolha, assim conseguem me ajudar e me estimular cada vez mais.

Retrós: Você acha que moda e estilo andam juntos?
Laura:Acho que os dois podem andar juntos, mas não obrigatoriamente. Muitas pessoas conseguem expressar a sua personalidade através de um estilo especifico sem seguir a moda. Na minha opinião quer você siga a moda ou não, o estilo é muito importante para a identidade visual de cada um. Sem o estilo não teríamos diferença de público alvo e o mercado da moda seria homogêneo.

Retrós: Você já vem atuando em alguma área profissional?
Laura:Atualmente trabalho em uma confecção de roupa, chamada Lisia Bello. A marca é direcionada para um publico mais velho, eu diria de 35 à 60.

Retrós: Pretende dar continuidade na área que atua?
Laura:Não é o campo em que pretendo atuar na minha vida profissional, pois pretendo seguir na área de acessórios.

Retrós: Como foi seu ingresso na loja Lisia Bello? Você teve dificuldade para encontrar esse estágio?
Laura:Já procurei alguns estágios na minha área e nunca consegui encontrar um. O horário da faculdade dificulta um pouco  e o mercado na área de acessórios é muito fechado. São dadas poucas oportunidades e vagas para estudantes. Consegui esse estágio atual indo até a loja e pedindo a vaga. Felizmente a proprietária precisava de uma pessoa para auxiliar na postagem do blog da loja e na criação das peças.

Retrós: Como é seu processo de criação? Tira referências de onde e de quem?
Laura:Referencias são tiradas de tudo que já foi experimentado por mim, de alguma forma. Não tenho nenhuma fonte de inspiração específica, cada época tem a sua. Meu processo se baseia em pesquisa sobre o tema e geração de alternativas.

Retrós: Para concluir, o que diria para quem está começando agora no mundo da Moda?
Laura:Por mais que seja difícil no inicio do curso, levar as aulas a serio, não deixar as coisas para depois. Correr atrás de estágios, comparecer às palestras e workshops e ir a todos os eventos de moda possíveis. Não perder tempo e se dedicar ao máximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário