segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Laís Soto

por Sarah Anicio


Estudante do curso de Design de Moda, Laís Lemos Soto, ingressou na faculdade aos 19 anos e hoje, aos 23 anos, se encontra no oitavo período. Na entrevista abaixo ela conta um pouco sobre como optou  pelo curso, suas experiências, impressões e expectativas.


Retrós: O que a levou a escolher o curso de Design de Moda?
Laís: Na verdade, sempre tive muito interesse por tudo ligado à moda, principalmente por estilismo. Desde que comecei a pensar em faculdade eu já havia escolhido o curso de design de moda.

Retrós: O que você acha que a sociedade pensa sobre o curso de moda?
Laís: O curso de Design de Moda já ganhou  muito espaço na sociedade, mas acho que ainda existe muito preconceito em relação ao mesmo. E não digo somente fora do mundo acadêmico. Mesmo dentro das universidades, lugares onde a abertura para todos os assuntos é maior, sofremos certo preconceito, como se nosso curso não tivesse o mesmo valor que os outros.

Retrós: Você encontrou algum obstáculo quando optou  pelo curso de moda?
Laís: Não diria obstáculos, mas também passei pelo famoso preconceito da sociedade. Meu pai e meu irmão, como a maioria das pessoas, no começo me criticaram e eu era obrigada a escutar comentários como "você só fica desenhando na faculdade?". Mas isso aconteceu apenas no começo, logo quando comecei a chegar com meus trabalhos em casa, as criticas viraram elogios, e hoje todos me apóiam muito.

Retrós: A sua visão em relação à moda se modificou durante o curso?
Laís: Modificou sim. Antes de começar o curso, e ainda no início tinha uma visão de que a moda era só glamour, e na pratica não é bem assim que tudo funciona, mas isso a gente só aprende na pratica mesmo, quando está no mercado de trabalho e "pegando no pesado".

Retrós: Dentre as ramificações de moda quais lhe interessam mais?
Laís: O que mais me interessa é a parte de criação, especificamente o estilismo. É o que eu gosto e quero fazer.

Retrós: Você pensa em fazer uma especialização após a faculdade?
Laís: Penso sim. Quero ir pra fora do Brasil fazer uma especialização, mas ainda não tenho nada decidido, até mesmo porque isso vai depender  muito de como estarei em relação ao meu trabalho.

Retrós: Quais são as suas expectativa em relação ao seu futuro no mercado de trabalho?
Laís: Futuramente penso em ter minha própria marca, mas ainda pretendo trabalhar muito para outras marcas como faço hoje, pois só assim se adquire experiência suficiente para manter seu próprio negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário