segunda-feira, 13 de junho de 2011

JÓIAS

Por Carolina Figueiredo e Erika Curi - alunas do 6º e 7º períodos de Design de Moda da Universidade FUMEC-FEA.

RESUMO:
O artigo a seguir analisa o grupo Manoel Bernardes, o design, o design de jóias, os designers e as pedras em Minas Gerais. Para tanto destacam- se as principais fases para elaboração e realização do processo da confecção de uma jóia.  A abordagem do tema pretende mostrar como o mineiro Manoel Bernardes conseguiu manter sua essência até hoje, sendo a joalheria mais famosa de Minas Gerais.

PALAVRAS- CHAVES:
design - jóias- Manoel Bernardes - metodologia – processo - criativo - pedras- preciosas – gemas - designer.

O design, que também pode ser chamado de desenho industrial, é a configuração, concepção, elaboração e especificação de um objeto. Esse processo envolve técnica e criatividade, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.
Quem exerce o design é chamado de designer, que normalmente se especializem em uma área especifica como a design de moda, design gráfico, design de produto, design de  jóias..
O principal papel de um designer é apresentar o novo, buscar inspirações, informações e conhecimentos para tornar contemporâneo seu trabalho. Buscar o perfil do seu publico alvo para que tudo fique de acordo com o que se pretende.
Além disso, não é suficiente que o profissional apenas saiba desenhar, ele tem que estar sempre antenado com as mais recentes tendências do mercado.
O designer deve conhecer a fundo as diferentes técnicas de produção, para assim poder atender às exigências de cada cliente e estar preparado para trabalhar no campo da joalheira em geral, colaborando também no aprimoramento de coleções personalizadas.
Cabe ao especialista praticar projetos voltados para joalherias, desenvolvendo planos pessoais e até mesmo de planos experimentais, abrangendo desde o inicio da produção até sua venda no mercado. Um designer é responsável por toda a elaboração de um produto como cor, forma, textura e material, etc..
O campo de atuação do designer abrange qualquer área na criação da joalheira, onde é responsável pelo aprimoramento das jóias, da produção de formatos originais. Até recentemente os produtores de jóias não buscavam seus designers no Brasil, mas sim na Itália, o centro irradiante do design. Aos poucos este contexto foi se transformando e os primeiros designers brasileiros começaram a aparecer, elaborando seus produtos com um perfil mais nacional, conquistando inclusive premiações importantes e seu espaço internacional.
No Brasil temos grandes nomes do design de jóias, e um dos mais importantes é de Belo Horizonte, Manoel Bernardes.
A empresa de jóia Manoel Bernardes foi criada em 1944, quando o empresário Manoel Bernardes se sentiu atraído pelo trabalho com pedras preciosas, deixou a faculdade de medicina e uma carreira promissora. Passou a se dedicar, então, a pesquisar e divulgar jóias junto aos fabricantes internacionais, tornando-se, já na década de 1950, o maior distribuidor de gemas brasileiras.
A determinação do fundador foi determinante para que a segunda geração da família aumenta-se seu desempenho no mundo da joalheria, buscando, permanentemente, construir a identidade de uma jóia de alma brasileira, valorizando as características naturais de cada gema, porém, conferindo a elas uma linguagem contemporânea, a partir de técnicas apuradas e lapidações inovadoras.
A partir desse desafio, a história da marca Manoel Bernardes passou a ser pontuada pela criação de jóias exclusivas, capazes de traduzir o espírito do seu tempo. Muito mais que  um produto a empresa cria objetos  de  desejos,  em que  expressa  sentimentos para marcar momentos inesquecíveis da vida das pessoas, que traduzidos  em forma de jóias.
                                                      “A natureza e a historia foram generosas com Minas. Não é preciso dizer muito de uma terra cujo nome já diz quase tudo: Minas Gerais. Um estado brasileiro que nasceu e cresceu pela riqueza de seu solo e criou toda uma historia ligada às pedras e ao ouro de suas terras.
         Na busca do ouro, das esmeraldas e depois os diamantes, muito mais foi descoberto em Minas. Ametistas, turmalinas, rubis, safiras, águas – marinhas, granadas, entre outras. Pedras de qualidade e cores raras, conhecidas no mundo todo por sua beleza, pureza e cor.
         Hoje, avançando na historia uma indústria joalheria está estruturada para explorar, vender e exportar o que minas tem de melhor. “(HANS, 2005, pg 5)
As pedras brasileiras  caracterizam a marca Manoel Bernardes. A empresa pesquisa constantemente novas possibilidades técnicas e criativas, para oferecer uma coleção contemporânea.

“As jóias podem ser divididas em três grupos básicos: Peças clássicas em metais ou pedras de alto valor; imitações de pedras e metais preciosos. No inicio produzidas por razões de segurança e, mais tarde, conhecidas como jóias- fantasias; e a joalheria de arte uma categoria na qual inovação assume a precedência sobre o valor. As duas primeiras sempre foram bastante populares; os designers empregam sua habilidade para criar sutis variações modernas sobre temas clássicos. À medida que a moda feminina foi se tornando mais livre, as restrições ao design de jóias foram sendo descartadas, a tal ponto que, hoje em dia, um colar de pregos batidos pode ser tão celebrado quanto umas de perolas.” (TAMBINI, 1999, pg 156)

A empresa contribui para o crescimento do segmento joalheiro e da economia, liderando iniciativas de incentivo ao design; modernização tecnológica e gerencial e ação política do setor. Buscam, assim, melhores condições de competitividade para empresa e para a joalheria brasileira.
Hoje em dia a marca possui 4 lojas nos principais shoppings de Belo Horizonte, e lojas por todo o mundo.

Referências
DIAGNOSTICO DO PREOJETO DE  DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO NO ESTRADO REAL. Exemplar numero 1. Belo Horizonte: Instituto Euvaldo Lodi – IEL, 2005.

TAMBINI, MICHAEL. O DESIGN DO SÉCULO . 2° edição brasileira. São Paulo: Editora Ática,1999
GOLA, ELIANA. JÓIA - HISTÓRIA E DESIGN, A. Editora Senac,2008.
ACESSORIA DE IMPRENSA. MANOEL BERNARDES. ( http://www.manoelbernardes.com.br/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário