segunda-feira, 14 de março de 2011

Taciana Leite

Por Bruna Abreu

Nascida na cidade de Pains, interior de Minas Gerais, a estudante de Design de Moda Taciana Leite tem experiência de trabalho com nomes importantes da moda.
Aos dezesseis anos muda-se para Belo Horizonte para concluir o ensino médio. Inicialmente optou por cursar Administração, frequentando um ano e meio de aulas, quando percebeu que o que de fato desejava era outra coisa. A despeito das opiniões contrárias ingressou no curso de Design de Moda.
Desde então trabalhou com Graça Otonni no Fashion Rio e participou de workshops no Minas Trend Preview com Ronaldo Fraga e Kátia Barros.
Teve uma experiência de pesquisa e estudo de moda em Nova York durante quatro meses com a finalidade de vivenciar como é a moda fora do Brasil. Quando retornou, teve a oportunidade de fazer um editorial para a revista internacional online chamada Cake Mag.
Atualmente, trabalha como estagiária em uma confecção de Jeans.  

Retrós: Você acredita que o tempo em que estudou administração pode te ajudar na área de marketing de moda?
Taciana: Não cheguei a fazer nenhuma matéria de marketing no curso de administração, mas acredito que o próprio direcionamento do curso te ajuda a entender como as coisas funcionam e a ter uma noção básica de como agir dentro de qualquer negócio.
Retrós: Como foi a experiência de trabalhar no Fashion Rio?
Taciana: Foi ótima, nunca tinha ido ao um desfile desse porte antes. Perfeito para ver que nesse mundo da moda o glamour fica somente sobre a passarela, fora isso, antes e depois do desfile é muito trabalho. O backstage é só correria, uma loucura, para que saia tudo perfeito.
Retrós : E com a estilista Graça Otonni?
Taciana: Não tive muito contato com a Graça, foi mais com a equipe dela. Eles foram muito atenciosos e explicaram tudo nos mínimos detalhes, mesmo porque nunca tinha feito um trabalho de backstage antes.
Retrós: Como define a moda em Nova York?
Taciana: Nova York não tem uma moda que podemos definir somente em uma palavra. A cidade tem um mix de cultura e automaticamente de estilo, e isso é o mais bacana> Você encontra de tudo e ao mesmo tempo ninguém fica te olhando na rua. Ali tudo é possível. As pessoas não têm medo de vestir o que querem.
Retrós: Partindo do princípio de que moda é comportamento. Como avalia o estilo dos norte americanos?
Taciana: Sobre a moda de rua, os americanos são muito elegantes. As peças de qualidade para eles são  muito acessíveis. São bem estilosos e preocupados com a aparência, diferente do que estamos acostumados a ouvir. Não posso generalizar, até porque, conheço mais americanos de Nova York, mas é quase evidente se concluir que, num país com dimensões continentais, o comportamento não seja o mesmo em toda America do Norte. As marcas que expõem no NYFW são bem comercias, o que tem tudo a ver com o estilo americano de ser. Particularmente, eu adoro. Sou bem realista, gosto de roupas que primam por beleza, inovação, qualidade e preço. Precisa de algo mais para vender?
Retrós: Como foi a produção do editorial na revista Cake Mag?
Taciana: Foi muito legal. Pude colocar em prática o que aprendi no curso de stayling que fiz em Nova York. É muito bom saber que o que aprendemos se aplica ao mundo real. A produção foi incrível! Trabalhei com muitas roupas legais de marcas como Dolce&Gabbana, M&Guia, Valentino, Balmain: um sonho!
Retrós: Qual a sua atuação na confecção de Jeans?
Taciana: Atuo em várias áreas, passando por criação, estilo, controle de produção e de qualidade. O que é ótimo. Estou aprendendo sobre varias funções para mais tarde me especializar em uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário