segunda-feira, 21 de março de 2011

Rachel Ruas Souza

Por Juliana Homem

 A mineira Raquel Ruas Souza, natural de Medina, veio para Belo Horizonte realizar sua vontade de infância: estudar Design de Moda. O fato de a família ser contrária à sua escolha não impediu que a jovem de personalidade forte fosse em busca dos seus sonhos. Aos 20 anos Raquel se diz apaixonada pela arte gráfica aplicada à Moda, uma de suas melhores habilidades na área.

Retrós: Você já participou ou está participando de alguma oficina ou workshop?
Rachel: Sim. De oficinas de artesanato em geral e de workshop de maquiagem.

Retrós: Acompanha as semanas de moda do Brasil e do mundo?
Rachel: Sempre acompanho as semanas de moda do Brasil. As de outros países nem sempre, mas estou constantemente alerta às noticias.

Retrós: Em qual área da moda atua ou pretende atuar?
Rachel: O lado empreendedor me atrai. Ter uma empresa ou atuar na área de marketing e software é uma possibilidade. A criação também é um forte, mas dentre as citadas fico com a primeira opção.

Retrós: Quais as suas habilidades dentre as diversas áreas do Design de Moda?
Rachel: Gosto muito da linguagem gráfica da moda: tratar fotografias, lidar com software. Descobri isso após fazer um workshop de artesanato.

Retrós: Houve alguma influência familiar para a escolha da sua profissão?
Rachel: Não, pelo contrário. Na minha família esperam que exerçamos profissões como Medicina, Direito ou aquelas ligadas à Educação. Me fizeram prestar um vestibular para o curso de Direito e eu passei, mas não era o que eu queria. Porém não desisti de fazer o que gosto e resolvi vir para Belo Horizonte para prestar o vestibular para o curso de Design de Moda. Ingressei na faculdade e desde então começaram os problemas. Sempre escuto: "você desperdiçou sia inteligência fazendo NADA". 

Retrós: A partir de qual época da sua vida você percebeu que gostava de moda?
Rachel: Desde a infância, quando fazia roupinhas para as minhas bonecas. Nunca fui “superfashion”, mas sempre analiso os estilos.

Retrós: Qual foi o seu primeiro contato efetivo com a área?
Rachel: O primeiro contato foi quando comecei a customizar roupas para minhas amigas e para mim.

Retrós: Você se inspira no trabalho de algum designer ou artista?
Rachel: Não especificamente. Procuro trabalhar com fatos que ocorrem no meu dia-a-dia. Acho que cada designer possui a sua peculiaridade.

Retrós: Participou ou participa de algum projeto?
Rachel: Ainda não. Me arrependo muito por  não ter me inscrito no Fashion Designers. Criar uma coleção no Audaces Idea,  seria uma ótima oportunidade , mas haverá outras.

Retrós: Quais são os seus projetos para o futuro?
Rachel: Ter sucesso profissional na carreira que escolhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário