segunda-feira, 21 de março de 2011

Bárbara Spadetto

Por Ana Gabriela Vasconcelos


Bárbara Spadetto, 21 anos, nascida em Coronel Fabriciano, MG, atualmente  cursa o 7° período de Design de Moda na Universidade FUMEC. O universo da moda sempre a atraiu, porém não foi fácil ter a aprovação dos pais para começar a estudar. Atualmente trabalha na loja da Patachou em Belo Horizonte onde exerce função de vendedora. A experiência acadêmica e a prática profissional a fazem pensar em planos futuros para montar sua própria confecção. Nesta entrevista Bárbara fala sobre seus trabalhos, sobre as áreas que tem mais afinidade e sobre seus palnos futuros como designer de moda.

RETRÓS- A quais meios de inspiração você recorre para desenvolver  trabalhos?
BÁRBARA- Gosto bastante de explorar a cultura de outros países e também a cultura brasileira que é bem vasta. Essa é uma área que nunca vai faltar um tema a ser explorado: é rica em cores, formas, sons; e mesmo que algum outro designer já tenha trabalhado sobre um mesmo tema é possível que sejam feitos trabalhos totalmente diversos porque a visão que cada profissional de moda  tem sobre o assunto é bem particular e diferente.

RETRÓS- O trabalho de algum estilista renomado chama sua atenção?
BÁRBARA- Gosto muito do Alexandre Herchcovitch, acho o trabalho dele muito interessante e autêntico, que mostra bem a sua personalidade. As características da autenticidade dele são bem fáceis de se  perceber. John Galliano também é um estilista que me fascina. Em suas coleções fico encantada do início ao fim, é difícil descrever seu trabalho. Para mim é perfeito!

RETRÓS- A leitura faz parte do seu dia- a dia? Você indica algum livro de moda, site ou blog?
BÁRBARA- Um livro que li e indico é “Moda do Seculo XX” sobre a história da moda no século XX, os fatos mais importantes, os estilistas mais reconhecidos. É uma boa leitura. Mas, para me manter informada, recorro aos sites de moda, blogs na internet, notícias em jornais e revistas especializadas em moda. Acho que os meios de comunicação, hoje, permitem uma atualização rápida, praticamente instantânea. Isso é bom para um designer se manter bem informado.

RETRÓS- Sabemos que, normalmente, há um desconhecimento e, consequentemente, um preconceito em relação a cursos menos tradicionais. Isso ocorria em sua família? Qual foi seu argumento para convencer seus pais a deixarem você estudar moda?
BÁRBARA- Não foi fácil, eles não queriam deixar de jeito nenhum. Falavam que moda não dá futuro, nem  dá dinheiro; que não era um curso reconhecido, etc.. No início eu tentei me informar sobre outros cursos pra ver se eu me interessava por outra área, e durante um bom tempo, pensei em cursar Publicidade e Propaganda, mas acabei desistindo. Como meus pais não me deixariam sem fazer  um curso superior, acabaram cedendo. Hoje eles adoram meus trabalhos de faculdade, e me apoiam em tudo.

RETRÓS- Você disse que gosta de muitas áreas dentro da moda, mas sempre tem uma que nos chama mais a atenção, qual você citaria?
BÁRBARA- Eu entrei na faculdade pensando em seguir carreira em jornalismo de moda, mas hoje está difícil decidir pra onde quero ir. Gosto bastante de produção de moda, consultoria de imagem, styling, estilismo. O estilismo é uma área que menos considerava quando pensava em seguir carreira, mas, atualmente, gosto bastante e já penso até em montar minha própria confecção. Essa, porém, é uma ideia que estou amadurecendo ainda.

RETRÓS- Você disse que pretende montar sua própria confecção.
Qual será o segmento? E quais funções você pretende exercer?
BÁRBARA- Pretendo criar e atender ao público feminino jovem – adulto. Pretendo fazer tudo desde a criação até a comercialização do produto. Para tanto, será necessário coordenar uma boa equipe de trabalho. Para a área administrativa e marketing terei de contar com um profissional habilitado pois não é muito meu forte.

RETRÓS-  Na faculdade você chegou a participar de feiras, encontros ou projetos?
BÁRBARA- Sempre que posso me envolvo em projetos, vou a feiras de moda e coisas do tipo, mas nem sempre pela faculdade. Com a FUMEC já fui ao Fashion Rio e à Exposição do Ives Saint Lauren que esteve no Rio de Janeiro, tudo na mesma data.

RETRÓS- Foi  bom e lhe agregou algum conhecimento?
BÁRBARA- É sempre muito bom participar desses eventos. A gente sempre sai de lá com uma visão diferente sobre moda, comportamento, cultura. É sempre um aprendizado novo e de formas diferenciadas, o que é mais bacana.

RETRÓS- Após concluir a graduação você pensa em fazer especialização em alguma área? Qual?
BÁRBARA- Fazer uma pós gradução em moda é certeza que quero fazer. Pretendo fazer fora do país. Tenho algumas idéias, mas nenhuma decisão concreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário