quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Qual é a relação entre arte e moda?

Por Marcella Cavalcante e Marcella Correia
(Alunas do 8º período de Design de Moda – 2ºsemestre de 2010 – Universidade FUMEC)

Resumo

Durante este artigo vamos levantar relações entre moda e arte. Através desta discussão iremos exemplificar que estas caminham juntas a partir do movimento da Pop Art; seguindo os conceitos dos livros “Arte & Moda” e “Pop Art”.

Palavras-chave: Moda; Arte; Pop Art.

Moda: do francês mode, do latim modu. A palavra moda é a maneira, o modo como as pessoas vivem. Hoje a palavra moda está diretamente relacionada à maneira de vestir.

Arte: do latim ARS, significando técnica e/ou habilidade. Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

A moda é composta por diversos estilos que são resultados de influências que a atinge sob diferentes aspectos. O que é essencialmente chamado de inspiração em arte seria o estado de consciência que o artista atinge, no qual vê a percepção, a razão e emoção encontradas combinadas. O mesmo ocorre com a moda em que a criação de um look para um designer é muito mais do que um trabalho. Através de uma peça ele também passa suas idéias, seus sentimentos, suas percepções e olhares do mundo. É cada vez mais evidente que os movimentos artísticos inspiram as criações em moda. Pode-se ter acesso a várias coleções, que com características marcantes de cada um desses movimentos reafirme esse envolvimento da Moda com a Arte. Um bom exemplo é a Pop Art que igualmente a outros seguimentos da arte são revisitados constantemente trazendo inspirações para as criações dos designers atuais.

Existe todo um processo por trás de uma coleção, a escolha das cores, as estampas, os shapes, tudo tem que estar em harmonia com o tema. Como na arte, onde o artista transmite e expressa seus desejos, sensações, estado de espírito, sentimentos através da obra. E além de tudo, utiliza sua plena criatividade. Segundo Manuel Junco, “a moda é uma arte que se usa, que se leva para a rua; é uma arte de consumo a que todos têm acesso”.

Para deixar ainda mais evidente a relação entre a arte e a moda discutiremos um estilo especifico, a Pop Art, e suas influências e ligações com o mundo da moda.

A Pop Art surgiu em meados da década de 1960, na Inglaterra difundindo-se para os Estados Unidos, como expressão artística de enorme repercussão internacional, deslocando o eixo da cultura moderna de Paris para Nova York. Foi uma forma de crítica aos meios de consumo e aos produtos. Era a representação de uma sociedade massificada na era industrial.

O progresso tecnológico, a comercialização da cultura popular, o consumo abusivo e o desperdício são os principais temas das obras. A proposta deste movimento é registrar com ironia a visão do dia-a-dia das cidades americanas e da sociedade de consumo, tentando romper as barreiras entre a arte e a vida comum, como o retrato de uma geração que aceita o processo de produção em massa. É uma crítica ao consumo como ideal de vida, e ao mesmo tempo tem a intenção de dessacralizar e popularizar a arte.

“A entrada na era industrial de uma sociedade massificada, o progresso tecnológico, o desenvolvimento dos meios de reprodução técnica e a comercialização da cultura popular encontram na pop art o seu espelho contemporâneo. Na medida em que essa evolução e irreversível, a própria pop art se situa no fim de um processo que leva a trivialização e a “consumobilidade” da realidade.” (OSTERWOLD, 1999).

Os ídolos e produtos disputados pelos consumidores passaram a inspirar o processo artístico, ao contrário de outros movimentos que retratavam paisagens ou figuras humanas. Os artistas davam atenção a cenas do cotidiano, aos objetos comuns, aos ícones famosos da época. Eram desenhos gráficos simples, colagens, cores chapadas e saturadas, sem volumetria. Os principais artistas da Pop Art foram: Andy Warhol com a celebridades em cores chapadas e reproduzidas várias vezes, Roy Lichtenstein com suas referências às histórias em quadrinho, alem de Jasper Johns e Tom Wesselmann.

Reforçando a relação entre moda e arte, pode-se citar os trabalhos realizados inspirados na Pop Art.Esta entrou no campo da moda quando diversos estilistas se inspiraram nas marcantes características do estilo para desenvolverem suas coleções. O movimento original da Pop Art na moda foi tanto político, na medida em que desafiou a dominação da costura e acabamento, e também uma reação artística à arte abstrata e ao design, com o uso satírico e irônico da publicidade e de representação de objetos do dia-a-dia.

A Pop Art na moda traz de volta a década de 1960, que é retratada através de estampas e grafismos de ícones do cinema da época, bandeiras e produtos triviais do nosso consumo como embalagens de refrigerante e latas de sopas. As imagens nas estampas não possuem volumetria, tridimensionalidade e policromia, deixando tudo bem próximo às características dos desenhos da Pop Art. Existem coleções apresentadas em eventos conceituados que comprovam as informações acima. Em seu desfile do inverno 2010 a Dolce & Gabbana usou em sua coleção estampas em P&B da atriz Marilyn Monroe, ícone da década de 60 retratada por Andy Warhol em serigrafia; a Luella criou peças inspiradas nos quadrinhos de Roy Lichtenstein; além do desfile do Jeremy Scott em 2008 que trouxe estampas e grafismo da Pop Art.

A relação entre arte e moda existe e está a cada dia mais consolidada. A arte e a moda têm algumas metodologias semelhantes, além de estarem convivendo de forma próxima. Atualmente looks invadem os museus e pode-se perceber uma relação também no sentido contrario em que artistas se valem de elementos do vestuário como material de expressão. Dessa forma vemos que as artes plásticas e a moda caminham juntas quando a arte inspira as criações, trazendo algo novo para dentro da moda e, portanto produzindo uma interação.

Bibliográfias

HONNEF, Klaus. Andy warhol:1928-1987: el arte como negocio. Koln: Taschen, 1988.

JUNCO, Manuel Fontán de. Profundidades del diseño y permanência de la moda. Departamento de estudos BBV Bilbau1996, p.34.

MULLER, Florence. Arte & moda. São Paulo: Cosac & Naify, c2000.79p.

OSTERWOLD, Tilman. Pop art. Koln:Taschen. 239p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário