segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Processo Criativo e o Desenvolvimento de Coleção

por Camila Souza e Silva e Maggie Queiroz, alunas do 8º período de Design de Moda da Universidade FUMEC.
Resumo
O presente artigo trata do processo criativo e da metodologia utilizada para o desenvolvimento de uma coleção. Dentro dele são destacadas as principais etapas para a elaboração e concretização do processo. A relevância da abordagem do tema é a de esclarecer o procedimento utilizado por um design de moda para a conclusão de um projeto.
Palavras- chave: Processo Criativo- planejamento de coleção.

O principal papel de um designer é apresentar o novo, buscar inspirações, informações e conhecimentos para tornar contemporâneo seu trabalho.
A criação é uma atividade que exige concentração, estudos e muitas pesquisas e determina também o inicio de um processo que será desenvolvido ao longo de seis meses, normalmente o tempo determinado para o planejamento de uma coleção.
Segundo Oscar Wild "a moda é simplesmente uma forma de feiúra tão insuportável que somos obrigados a mudá-la a cada seis meses". 
Criar exige, autoconhecimento da parte de quem executa. Isto é necessário para o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa. Quais assuntos e temas se identificam com a sua personalidade e com as características da marca. Fundamental para que o processo tenha um bom desenvolvimento e dialogue com as características do criador.
O desenvolvimento da coleção inicia-se com a escolha do tema. Normalmente  se dá por identificação, discussão e possibilidades que este proporciona para uma releitura na moda. O diálogo é contínuo e a busca por conhecimento é constante. É fundamental que o tema inspire, caso isso não aconteça é necessário questionar a escolha do mesmo.
O próximo passo é a pesquisa iconográfica. É nela que encontramos formas, cartelas de cores e registros que podem ser desenvolvidos em um painel ou em um caderno de processo. Esses objetos de registro são fundamentais para organização de idéias. Neles apresenta-se tudo relacionado ao tema. Colagens, escritos, matéria prima da coleção  - como cartela de tecidos e materiais -  enfim todo o processo de reflexão e  diálogo relacionados ao assunto proposto.
Os painéis de inspiração contendo imagens do tema são uma contextualização da pesquisa. Normalmente as imagens são mais selecionadas do que no painel geral, pois já são direcionadas aos grupos gerenciais que irão ser tratados na coleção.
Assim que a pesquisa já tiver sido fundamentada parte-se para a criação e elaboração das peças da coleção. Este é um momento fundamental e exige concentração, pois é necessário criar o “novo”. Imagens de moda e revistas irão auxiliar somente na pesquisa de tendência.
O público- alvo e os grupos geracionais já devem ser especificados e reconhecidos, pois determinam o estilo da criação. Com todos estes conceitos definidos parte-se então para pesquisa de formas. Esta pesquisa será extraída dos painéis iconográficos relacionados com a coleção. Formas, texturas, palavras-chave e cores dialogam com o conceito da coleção.
É necessário fazer uma leitura das formas e imagens, pois são elas que alimentarão a criatividade e irão proporcionar novos shapes. É preciso ser curioso e trabalhar com as formas de maneira que elas fujam da sua função ordinária. Como por exemplo, dar piques  e dobrar  resulta em novos contornos proporcionando diferentes silhuetas.

John Galiano faz o seguinte comentário em seu livro, Galliano, de Colin Mcdowell, Weidenfeld & Nicolnson.
Nunca me restringi à maneira convencional de cortar uma jaqueta. Desde cedo, percebi que o importante é ser curioso. Você não deve ficar assustado ou esconder-se atrás de idéias preconcebidas. É preciso experimentar. Você simplesmente faz e isso é bom porque você descobre uma energia que o alimenta. Não há regras.
O resultado da criação não é momentâneo. Necessita de muitos estudos de formas, rafs e esboços para que se tenha um vasto material final em mãos. Os croquis e as peças definidas da coleção, são o diálogo do criador com o público. O resultado das pesquisas e de todas as fontes de informações recolhidas para elaboração da coleção deverão  ser exibidos de forma que dialoguem o tema e o conceito com a forma de exibição (desfile, exposição, etc) e o produto final.

Da análise do processo de criação e ods elementos utilizados para o cotidiano de um criador conclui-se que para realizar um trabalho produtivo o design precisa potencializar o processo e a criatividade sempre mais. Precisa ainda entender sua metodologia e acima de tudo comunicar com o público e transmitir sua idéia e pensamento. 

Referência Bibliográfica:
SORGER, Richard e UDALE Jenny. Fundamentos de design de Moda.

Um comentário:

  1. John Galliano é um dos grandes estilistas, foi muito difícil encontrar um site com postagem mais completa e que fizesse citações de seu livro. Gostei da matéria e me ajudou muito.

    Fran Silva.

    ResponderExcluir