segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fotografia de Moda, um breve histórico

Por Thiago Bernardo

“A foto de moda não é uma reportagem, mas uma visão. O fotógrafo, como um mágico, conjuga pessoas perfeitas em um mundo idealizado, os belos e bonitos, sob sua batuta como um deus criador. A apoteose da minoria, um hino ao estilo. Porém seu afã de aliviar sua culpa, frequentemente trazer a realidade para sua fotografia de moda, procura temas fora do mundo exclusivo das roupas e encontra em todos os lugares evidências de uma realidade imperfeita e terrível.”

Richard Bailey

A invenção da fotografia, em 1826 por Nicéphore Nièpce, trouxe mudanças na percepção visual, histórica e técnica na sociedade moderna. Com sua consolidação passou a substituir os pintores de oficio (retratos, vistas de cidades e de campos, reportagens e ilustrações) e elevou a arte a um outro nível. A crise gerada pela representação fotográfica gerou uma cisma entre os simbolistas que acreditavam que fotografia superava a pintura na representação da realidade e dos impressionistas, que acreditavam na simbiose das técnicas. De fato com a fotografia podia-se ver muitos detalhes que passavam despercebidos pela percepção visual, além disso com a fotografia conseguia-se uma imagem destituída de traços, composta apenas por manchas e linhas.
         A reprodutibilidade, a diminuição dos tempos de exposição e a representação realística , assim como a sua rápida propagação industrial, fizeram com que rapidamente o olhar modificasse para o foce e desfoque gerados pela objetiva das câmeras. A fotografia passou também a ter significado, atribuíram-lhe análises semióticas para decifrar seus signos. Portanto, a fotografia  muda de nível, antes de apenas um novo modo de representar fielmente a realidade e agora para um novo meio de observar e analisar o mundo. Com esse desenvolvimento surgem grandes nomes como Nadar, que mesmo nos 1800 já era reconhecido por sua produção fotográfica.
         Embora se possa fazer uma estudo sobre a historia da moda através das fotografias, a relação entre moda e fotografia como conhecida hoje é bem recente. A partir de 1909 a fotografia passou a estar presente nas revistas de moda para retratar a alta-costura e substituir as ilustrações. Um dos principais nomes é o Barão Adolf de Meyer, precursor da fotografia de moda e que mais tarde tornou-se fotografo chefe da Vogue e em seguida da Harper’s Bazaar. Nos anos 1920 e 1930 a Man Ray e Edwar Steichen começam a desenvolver fotografias mais experimentais e surrealistas, criando assim um identidade para a fotografia de moda. Nos anos 1932 foi publicada a primeira fotografia de moda colorida.   
Nos anos 1940 e 1950, Irving Penn e Richard Avedon criaram uma nova estética fotográfica, aliada a emancipação feminina. A figura feminina agora é o foco da representação, apresentada de forma moderna e independente.  A figura do fotografo também muda. Rcihard Bailey noa anos 1960 foi um exemplo. Bailey foi inspiração para o personagem principal do filme Blow-up.

Nenhum comentário:

Postar um comentário