Laís Macedo Fagundes nascida em Belo Horizonte, 23 anos, cursando 7º período do curso Design de Moda da Universidade Fumec em Belo Horizonte, fala um pouco sobre o curso de Design de moda, suas experiências e também sobre o que pensa para o futuro.
Gosta de viajar, de conhecer outros lugares, novas culturas, o que considera pode fornecer muito material de inspiração.
Retrós: Quando você se interessou pelo curso de Design de Moda?
Lais: Desde pequena eu gostava de criar combinações de peças de roupas para bonecas, mas a decisão ocorreu no final do terceiro ano quando eu procurei saber melhor sobre o curso de moda para poder prestar vestibular, aí pesquisei muito sobre as faculdades que ofereciam este curso e quais eram as áreas de atuação
Retrós: O que você acha do curso?
Lais: Eu me surpreendi muito com o curso, é bem melhor que eu esperava. Pude aprender muitas coisas novas.
Retrós: Em qual área do design de moda que você pretende atuar?
Lais: Primeiramente, eu pensava em atuar na área de produção de moda, mas, depois que comecei a trabalhar na loja Memória senti vontade de atuar na área de criação e de estilismo.
Retrós: Há alguma experiência que foi especialmente importante durante seu tempo de formação?
Lais: Sim. Foi muito rica a experiência de fazer o intercâmbio numa universidade Argentina que mantém convênio da Fumec.
Retrós: O que a incentivou a fazer o intercâmbio na Argentina?
Lais: Eu sempre gostei de viagens. Conhecer outros lugares e culturas é algo que considero inspirador. Quando eu soube da oportunidade oferecida pela Fumec me interessei muito e, com incentivo da minha mãe, pude fazê-lo.
Retrós: Em qual faculdade você fez o intercâmbio?
Lais: Estudei na UADE.
Retrós: Que as disciplinas que você cursou na UADE?
Lais: Cursei Marketing empresarial, Crítica e produção de moda, Desenho, Técnicas de produção II e Espanhol.
Retrós: Fale um pouco sobre essa experiência:
Lais: Eu gostei muito. Para começar a estrutura da faculdade é incrível, com ateliês, laboratórios e áreas de lazer com equipamentos de última geração. Isso ajuda muito para manter a qualidade do ensino e dos trabalhos. O curso cobra muito envolvimento dos alunos e ao mesmo tempo oferece suporte para que o graduando consiga cumprir com o que lhe é proposto.
Retrós: Qual é a prioridade de ensino dessa universidade.
Lais: A UADE é uma universidade de empresas, então seu foco é mais voltado para o marketing.
Retrós: E quanto aos trabalhos dos graduandos, algum te surpreendeu?
Lais: Vi trabalhos excelentes. Eles são muito dedicados e o mais interessante é que o prazo para entrega das atividades é muito curto. Eles são muito focados e o resultado são trabalhos com ótima qualidade.
Retrós: Qual a experiência que mais te marcou no período que estudou na Argentina?
Lais: Todo conhecimento adquirido em Buenos Aires vou levar pra vida inteira, tanto no lado pessoal quanto no profissional. Ficar longe da família e dos amigos foi a parte mais difícil, mas, com o tempo, fui me adaptando aos costumes e aprimorando o espanhol. É uma experiência recompensadora.
Retrós: Você voltaria a fazer outro curso no exterior? Por quê?
Lais: Se eu tiver oportunidade sim. O Porque é simples: tive uma experiência enriquecedora e inesquecível.
Retrós: Que mensagem você deixaria para os seus colegas?
Lais: Conhecer novas culturas, novos lugares é sempre uma maneira de manter a mente ativa, aberta a novas opiniões e idéias e, como nosso curso se alimenta de criatividade, essa é uma dica que eu deixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário