Para falar de moda e do mercado de trabalho, entrevistamos Bárbara de Oliveira, profissional de moda em formação que atualmente cursa o 8º. Período de Design de Moda. Natural da cidade de Itaúna – MG, Bárbara se interessa pela área de criação e desenvolvimento de estampas digitais. Estagiou na equipe de Ronaldo Fraga por 8 meses. Suas criações são direcionadas para o público infantil. Para seu trabalho final de Conclusão de Curso pretende desenvolver uma coleção infantil e depois vendê-la em sua loja na cidade de Itaúna.
RETRÓS – O que te motivou a iniciar a faculdade de Design de Moda?
BÁRBARA - Minha motivação inicial partiu de uma tia que ao ler descrições de um curso de moda percebeu como eu me encaixava no perfil desse profissional. Como já temos uma loja infantil na família decidi unir o útil ao agradável.
RETRÓS – Quais são os pontos positivos do Design de Moda que justificaram sua escolha?
BÁRBARA - A possibilidade de inovar, de fazer o diferente, de expor meus pensamentos e ideias através da minha profissão.
RETRÓS – Com sua experiência e vivência, qual é o balanço que você faz dos oito períodos cursados?
BÁRBARA - Já fiz alguns questionamentos sobre o conteúdo acadêmico durante meu período em curso, mas hoje enxergo que apesar de condensado, aprendi o necessário para iniciar minha carreira.
RETRÓS – Você diria que o curso te trouxe preparo, segurança e conteúdo?
BÁRBARA - Meu diferencial é fazer roupa para criança criando peças que se comuniquem e façam realmente parte do universo infantil. Com detalhes que não distanciem tanto o que uma criança tem capacidade de fazer.
Preparo, não tenho dúvida, sinto-me preparada. Já segurança acho que é impossível tê-la na atual situação do mercado de trabalho. Penso que para ser alcançada exige especializações, e um envolvimento profissional grande. Quanto ao conteúdo, acho que foi exemplar na medida e tempo que uma graduação dispõe.
RETRÓS – Com o objetivo já proposto de vender sua coleção inicial, como você pretende inovar na modelagem infantil e qual o diferencial que pretende usar?
BÁRBARA - Primeiramente criando peças que permitam a total movimentação da criança, além de pensar em bolsos e compartimentos para que ela consiga transportar seus brinquedos mais facilmente. Meu diferencial é fazer roupa para criança com peças que se comuniquem e façam realmente parte do universo infantil. Com detalhes que não distanciem tanto o que uma criança tem capacidade de fazer.
RETRÓS – Você considera que Belo Horizonte tem espaço para profissionais no ramo da Moda, principalmente para recém formados?
BÁRBARA - Trabalhos no ramo de moda sim, mas bons empregos que te permitam liberdade e autonomia de criação, ainda não existem. Enxergo o mercado de Belo Horizonte muito pouco aberto a novos profissionais.
RETRÓS – Após a conclusão desse semestre quais são seus objetivos?
BÁRBARA - Retornar para minha cidade, ajudar minha mãe na administração de nossa loja, e paralelamente, criar pequenas coleções para revenda. Também gostaria de continuar trabalhando com projetos como freelancer.
RETRÓS – Alguma chance de transferir sua loja para Belo Horizonte?
BÁRBARA - Inicialmente não, mas confesso que é uma possibilidade que em estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário