segunda-feira, 19 de março de 2012

Lembranças de Dona Odete por Camila Sudano


Desde criança, minha avó materna Maria Odete, sempre foi um exemplo de mulher para mim. Nordestina “arretada” e mãe de 13 filhos, depois de se separar do marido, decidiu mudar de sua terra natal Teresina- Piauí e tentar a vida aqui em Belo Horizonte.
A vida da minha família nunca foi pautada por luxo e nem por isso minha avó se deixava abater. Dona de uma personalidade forte e mente criativa, ela sempre estava impecável, dos pés à cabeça. Uma verdadeira perua! Para minha mãe e suas irmãs também não faltavam peças da moda, não as de marca, mas a que minha avó criava para elas. Dona Odete, como a chamavam, desenhava, cortava e costurava todas as roupas de festas e passeios das suas filhas.
Os anos foram passando e eu sempre me via diante de uma mulher maravilhosa, amorosa e poderosa, comandando a família. Comigo - que me sentia especial pra ela, sempre dava palpites do que iria vestir, os acessórios e como me portar.
Muito vaidosa, antes de falecer, vovó fez um book para deixar de lembrança para toda família. Para cada neta, além do book, ela deu uma de suas jóias ou semi-jóias que selecionou entre as que ela mais gostava.
Para mim, ela deixou seus lenços de musseline de seda, um lenço de tecido preto liso e outro de poá e, ainda, um pingente em forma de coração com brilhantes em volta. São lembranças que guardo com muito carinho.
Sonhava em me ver dançando a valsa dos 15 anos com uma roupa que ela mesma desenhara, mas, infelizmente, ela faleceu um pouco antes. O colar ainda uso, mas seus lenços os mantenho guardados, pois, até hoje, conservam o perfume da minha vovó Odete.

Ficha técnica:
Descrição: Lenços de musseline de seda e pingente em forma de coração banhado à ouro com brilhantes.
Procedência: Teresina- Piauí.
Ano: Aproximadamente década de 50.
Material: Musseline, ouro e brilhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário