João Paulo Sousa, 24 anos é estudante de Design de moda na Fumec e tem traçado seu caminho na área com determinação e interesse. Já trabalhou com estamparia, em equipe de estilo e atualmente se interessa muito pela área de modelagem.
Revista Retrós - Como surgiu seu interesse pela área de moda?
João Paulo - Comecei a ter interesse por design e moda na época do colégio ainda. Desde então venho pesquisando e lendo sobre o assunto até que tive certeza de que era isso que queria fazer
Revista Retrós – Quais são suas experiências na área da moda?
João Paulo - Trabalhei durante um ano como designer de estampas. Depois trabalhei em equipe de estilo em uma marca de moda masculina. Fiz também alguns trabalhos como assistente em produção de moda e styling.
Revista Retrós - Você acha que os estágios são importantes para completar a formação acadêmica?
João Paulo - Com certeza. O estágio, a oportunidade de trabalhar na área, de conhecer outros profissionais e poder trocar experiências é de extrema importância na formação acadêmica de qualquer um. Não só para o curso de design de Moda. Aprendi muita coisa com a prática que só pude experimentar por estar na rotina de uma empresa, com as situações que só acontecem no dia-a-dia de um profissional.
Revista Retrós - Você já sabe em qual área pretende atuar?
João Paulo - Atualmente me interesso muito por modelagem. Tenho feito cursos e focado nessa área.
Revista Retrós - O que você acha do mercado de moda de Belo Horizonte?
João Paulo - Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais têm uma grande produção na área de moda e por isso bastante oportunidade de trabalho. Só acho que as empresas têm que confiar e valorizar um pouco mais os novos profissionais que estão saindo das faculdades já que é comum ver pessoas que formaram reclamarem dos salários e das rotinas de trabalho.
Revista Retrós - O que seria essa rotina de trabalho?
João Paulo - Empresas que não estão abertas para ouvir o que os novos profissionais têm a dizer e a ensinar e que estão mais preocupadas em copiar o que outras marcas estão fazendo ao invés de procurar seu próprio caminho, sua própria identidade.
Revista Retrós - Você tem alguma dica para quem tem interesse em fazer Faculdade de Moda?
João Paulo - Acho que a pessoa para ingressar nessa área tem que gostar muito do assunto e gostar muito de estudar. Tem também que ter interesse em aprender a parte prática da moda e não achar que é só glamour e passarelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário