Por Luna Falabella Rocha
No dia 17 de outubro a Universidade Fumec, recebeu no Auditório Phoenix, a convite do curso de Design de Moda, a professora Paula Von Wachenfeldt, do Centro para Estudos da Moda da Universidade de Estocolmo, que ministrou uma palestra cujo tema foi “Moda Como Arte da Observação: um estudo comparativo dos estilos pré-moderno e moderno”.
A palestrante apresentou seu trabalho em que compara as regras de etiqueta e moda que eram usadas desde o século XVII, com as regras sociais que adotamos hoje por diferentes meios, como por exemplo, redes sociais.
A palestrante apresentou seu trabalho em que compara as regras de etiqueta e moda que eram usadas desde o século XVII, com as regras sociais que adotamos hoje por diferentes meios, como por exemplo, redes sociais.
Von Wachenfeldt afirma que no século XVII tudo era voltado para estética e aparência, era como se a arte fosse palco de um grande espetáculo, ditado por muitas normas de etiqueta. Para cada classe havia um modo de agir, cada ato era determinado e não podia ser desrespeitado.
A moda entra nesse meio por ser uma das formas de se determinar a separação de papéis. Por meio de regras era possível determinar o que cada classe podia ou não vestir. Moda não existe sem a observação — que era uma constante na corte de então — e ser aceito dependia em parte da indumentária. A imitação é a atitude que norteia o comportamento social. As classes mais baixas tentam se incluir pela imitação das classes mais altas.
A analogia que ela cria é de como hoje em dia, as redes sociais, tendo como seu maior exemplo o Facebook, serve como uma forma de observação e de aceitação, como ocorria antigamente na corte.
O Facebook criou uma abertura em massa, contendo todo tipo de informação, e gerando uma forma de culto do “eu mesmo” que dissemina e cria o que ela chamou de “a nova corte”. O grande mal do século é a necessidade de aceitação.Tudo que se faz é para obter-se respeito e visibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário