No dia 17 de outubro de 2011 a Universidade FUMEC recebeu a professora doutora Paula Von Wachenfeldt da Center for Fashion Studies em Estocolmo, que ministrou a palestra intitulada “ Moda como a arte da observação: um estudo comparativo dos estilos de vida pré -moderno e pós- moderno.”.
Baseando-se em comportamentos sociais do século XVII da corte francesa no palácio de Versalhes, Von Wachenfeldt desenvolveu um estudo comparativo com a sociedade pós-moderna, especificamente com as condutas nas redes sociais. A necessidade – que se transforma em hábito – de observar e ser observado são características de ambos os períodos. Tanto na corte francesa quanto no facebook, por exemplo, é possível ver uma projeção do que as pessoas querem mostrar à sociedade através do que vestem, do que fazem, de quem conhecem e de como se comportam.
Essa exposição se dá em grande parte através da moda, que na corte por meio do vestuário e do comportamento, denunciava a classe social, o poder aquisitivo e a proximidade com quem está no poder. Como na corte, as redes sociais tomam o lugar do salão e passam a apresentar as tendências que serão copiadas pelas demais pessoas. Tanta exposição pode levar a uma série de críticas, o que é um reflexo da necessidade que as pessoas têm de serem notadas, observadas. Tanta atenção cria um ciclo egocêntrico e teatral.
Pode-se comparar as redes sociais com os salões de Versalhes, onde ocorrem todas essas relações. Passaram-se três séculos, o espaço passou do tangível para o virtual, porém as ações continuam as mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário