segunda-feira, 30 de maio de 2011

Arquitetura na Moda

Por Carla Quintanilha e Lorena Lopes

Não é de hoje que observamos a relação existente entre a moda e a arquitetura. Paul Poiret, o primeiro grande estilista do século XX, já nos anos 20 criava roupas inovadoras para os padrões da época, seguindo as linhas da arquitetura art-déco. Na atualidade, a coleção verão 2010 de Gloria Coelho é um exemplo, onde uma das inspirações foi o arquiteto Frank Gehry, criador do Museu Guggenheim de Bilbao. 

Além da arquitetura servir como fonte de inspiração para a moda, outra relação existente entre elas é a construção da roupa em si tendo como comparação a construção de um projeto arquitetônico, guardando claro, as evidentes especificidades e distinções entre essas duas áreas.

Podemos afirmar que a modelagem faz o papel da arquitetura na moda. É ela a responsável pela interpretação do croqui, desenvolvimento do molde e posterior materialização da roupa, assim como um arquiteto que precisa interpretar a planta, desenvolver o projeto e materializá-lo em uma construção!

Silhueta e proporção são duas palavras chaves nessa relação, seja a arquitetura servindo como fonte de inspiração ou como metáfora para a moda!


Ficha Técnica:
Produção: Lorena Lopes e Carla Quintanilha
Fotografia: Mauro
Modelo: Lorena Braga (Ford Models)
Maquiagem: Patricia Peconick
Peças: Lorena Lopes
Locação: Estudio Fumec

Nenhum comentário:

Postar um comentário