segunda-feira, 14 de março de 2011

Manuela Gastal

Por: Fernanda Vittori

Formada em Estilismo Industrial pelo SENAI em Blumenau/SC, e em inglês pela escola de Idiomas Yázigi, Manuela Lorenzoni Gastal entrou na Universidade Fumec, em Belo Horizonte, para cursar Design de Moda em 2008. Possuidora de uma herança genética privilegiada vinda de sua avó e de sua mãe, ambas artistas plásticas, o interesse pela área das artes começou desde muito cedo. Com o sonho de estudar no exterior, Manuela sempre foi muito dedicada e por isso em 2008 conseguiu, através de uma bolsa de estudos, fazer um curso de Design de calçados na Itália.

RETRÓS - O que você pretende fazer depois que terminar o curso de moda na Universidade Fumec? Quais são seus projetos futuros?
MANUELA - Pretendo continuar trabalhando na área de moda e fazer uma especialização em design de moda, e depois estudar moda no exterior por algum tempo, sempre trabalhando na área.

RETRÓS - Quais são seus projetos mais importantes ou relevantes?
MANUELA - Meus projetos mais importantes são os estágios que eu realizei durante a faculdade, (na Água Fresca Lingerie, e na confecção Dona Moça em Brusque, Santa Catarina), alguns projetos sociais e de extensão que eu realizei na Fumec e o curso de design de calçados que fiz na Itália em 2008 no Instituto Politecnico Calzaturieiro, que consegui através de uma bolsa de estudos.

RETRÓS - Porque você escolheu a área de moda para atuar?
MANUELA - Sempre gostei de costurar, desde pequena sempre fui muito habilidosa e adorava bordar, pintar. Além disso, sempre acompanhei muito minha avó e minha mãe que são artistas plásticas. Com essa convivência desenvolvi meu gosto e olhar para a arte e, consequentemente, para a moda.

RETRÓS - O que você acha da Moda no Brasil?
MANUELA - Acho que a moda no Brasil está crescendo de uma maneira espantosa. Estamos vivenciando um momento único econômico e social o que favorece muito nosso setor, já que vivemos de algo que não é uma necessidade básica do ser humano e sim de desejos e sonhos, e nada melhor do que consumidores financeiramente estáveis, e que buscam sempre coisas novas e diferentes. 

RETRÓS - Quais são suas referências de arte e moda?
MANUELA - Moda: Channel, Dior, Maria Antonietta, Ronaldo Fraga. 
Arte: Tarantino, Salvador Dalí e Monet.

RETRÓS - Que área você pretende seguir na sua profissão como designer? O que você espera do futuro?
MANUELA - Pretendo seguir trabalhando com desenvolvimento de produtos, produção de moda e vitrinismo. Espero trabalhar muito e conseguir realizar alguns sonhos através do meu trabalho.

RETRÓS - Quais suas disciplinas favoritas na faculdade?
MANUELA - Oficina de plástica, Estamparia e Costura Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário