segunda-feira, 14 de março de 2011

Leopoldo Gurgel

Por Laura Dacal.

A Revista Retrós foi atrás do futuro estilista Leopoldo Gurgel, 24 anos, em busca de uma entrevista que nos inteirasse de seus projetos, curiosidades e vida.  Leopoldo, atualmente, é estudante do sétimo período de Design de Moda da FUMEC e estagia no setor de estilo, criando modelos para serem confeccionados. Já participou de desfiles tanto como estilista de looks conceituais e comerciais, quanto como ajudante de backstage. Trabalhou na área de styling de um coletivo de moda e fez cursos de costura e modelagem no SENAC. Possui carisma, criatividade e aptidões tanto na área de produção de moda como em criação.

RETRÓS: Conte um pouco sobre sua vida. Fatos relevantes. Porque escolheu estudar moda?
LEOPOLDO: Nasci em Belo Horizonte, mas por  ter fortes laços familiares em Itabirito e a vontade de minha mãe de proporcionar uma criação tranquila e com maior qualidade, nos mudamos pra lá quando ainda era bebê. De volta a Belo Horizonte, ingressei na Faculdade de Moda, que era o que eu realmente queria.
RETRÓS: Na sua família já havia alguém que trabalhava na área de moda?
LEOPOLDO: Não. Minha ligação com a moda está sendo construída desde o ingresso na faculdade, além das informações que sempre procurei ter.
RETRÓS: Em que áreas da moda você pretende atuar?
LEOPOLDO: A moda tem várias facetas, várias áreas onde estou habilitado a atuar, mas acredito que as possibilidades vão sendo descobertas e esgotadas ao longo do tempo. Atualmente atuo na Criação (setor de estilo) de uma confecção de estilo mais alternativo.
RETRÓS: Quais são suas referências? O que ou quem te influencia?
LEOPOLDO: Sempre tive uma ligação muito forte com a arquitetura e as artes plásticas e estas são constantes como referencias para meu processo de criação.
RETRÓS: Como é o seu processo de Criação?
LEOPOLDO: É como um parto. Dói, mas depois é só felicidade. (risos)
O processo se dá de formas variadas, partindo do tema ou mesmo da matéria-prima, ou até de uma ideia aleatória.
RETRÓS: Qual é o seu público-alvo?
LEOPOLDO: Tenho interesse de atingir um publico pensante.
RETRÓS: Possui algum projeto para os próximos anos?
LEOPOLDO: Meus planos são me formar, continuar os estudos no exterior, continuar trabalhando, e, além disso, existem muitas outras possibilidades...
RETRÓS: Você disse que tem vontade de estudar no exterior , quais países tem interesse e porque?
LEOPOLDO: Inglaterra, França, Itália, Espanha, pois é onde estão as melhores escolas e os grandes movimentos de moda.
RETRÓS: Qual é o ponto forte que está presente nos seus trabalhos? Aquilo que o caracteriza.
LEOPOLDO: Ainda não sei dizer com clareza quais seriam as características do meu trabalho, mesmo porque acredito ainda não ter uma característica exata. Estou em franco processo de desenvolvimento delas.
RETRÓS: Pensa em criar sua própria marca? Quais as suas ambições?
LEOPOLDO: Claro que sim. Que estilista não pensa em abrir seu próprio negócio, ser o estilista do ano, respeitado, admirado, reverenciado!? As expectativas são as melhores e maiores.
RETRÓS: Há algum trabalho seu que tenha sido especialmente marcante? Seja no bom ou no mau sentido.
LEOPOLDO: Mas que perguntinha complexa, hã!? Já tive trabalhos marcantes, tanto em ter gostado, quanto em ter bons resultados. Já tive os que não gostei, por um motivo ou por outro!
RETRÓS: Cite algum trabalho que fez para a faculdade cujo resultado lhe agradou.
LEOPOLDO: Posso citar um trabalho que desenvolvi em que minha referência era Le Corbusier. Por causa deste trabalho fui convidado a expor o trabalho em uma feira de design promovida pela faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário