segunda-feira, 14 de março de 2011

Fernanda Vittori


Por Manuela Gastal
Fernanda Vittori, (22 anos) jovem designer, se interessou pela área de moda através da família de seu pai, que sempre trabalhou no ramo. Esse foi um dos motivos pelos quais resolveu cursar a faculdade de Design de Moda da Universidade Fumec, para poder seguir os passos da família, e, futuramente, assumir a confecção de seu pai.
Suas referências na área de moda são Ellie Saab, Valentino e Roberto Cavalli. Já nas artes, a designer se interessa muito pelo trabalho de artistas como Vik Muniz, o fotógrafo Mario Testino e o pintor Claude Monet.

RETRÓS: Qual foi o seu primeiro contato com a área de moda? Como surgiu seu interesse neste ramo?
FERNANDA: O interesse pela área de moda surgiu através da família do meu pai, que sempre trabalhou no ramo. Ele possui uma confecção, e desde pequena sempre gostei de acompanhar o trabalho dele. Por isso, resolvi cursar a faculdade de moda: para poder seguir os passos da família e assumir a confecção do meu pai - proprietário da marca LeZ.
Depois que ingressei na faculdade, passei a ter uma enorme participação na criação das coleções da marca do meu pai (LeZ), e estive presente na produção dos catálogos, desenvolvimento do site da marca e também em todo processo de escolha e compra de tecidos e aviamentos, bem como no processo de aprovação para a fabricação das peças.
RETRÓS: Quais são suas referências?
FERNANDA: Meu trabalho tem como referência na moda: Ellie Saab, Valentino e Roberto Cavalli, e nas artes, Vik Muniz(Artista plástico), Mario Testino(Fotógrafo) e Monet(Pintor)
RETRÓS: O que mais gostou de cursar na faculdade?
FERNANDA: Gosto muito dos Núcleos e também de todas as disciplinas as que tivemos de desenho, fotografia e estamparia.
RETRÓS: Qual foi o trabalho que mais lhe deu prazer?
FERNANDA: O que mais gostei de fazer na faculdade foi uma saia de origami que me deu muito trabalho, mas o resultado ficou incrível. Foi executado na disciplina Oficina de Reciclagem em 2009. Já no mercado de trabalho a minha experiência mais importante foi como assistente de estilo com o estilista Victor Dzenk. Meu trabalho não era na área da criação, eu não criava as peças, mas era responsável pelo atendimento aos fornecedores, participava do processo de escolha e compra de tecidos e aviamentos, e no processo de aprovação e fabricação das peças, Acompanhava os testes de estampa, fazia pesquisa sobre o tema das coleções, painéis iconográficos, cartela de cores, fichas técnicas etc. Também fazia cobrança dos pedidos com os fornecedores, acompanhava na produção do lookbook da coleção, organizava as peças para desfiles, campanhas, novelas e editoriais em revistas em que o estilista participava.
RETRÓS: Quais são os seus projetos mais importantes ou relevantes?
FERNANDA: Acho que o projeto que eu considero mais importante foi uma estampa que eu desenvolvi na disciplina de estamparia II que acabou sendo aprovada também para a coleção de inverno da confecção do meu pai. Foi desenvolvido um casaco com essa estampa. Fiquei muito feliz de ver o resultado e ver que as pessoas gostavam e compravam o produto. Foi o primeiro trabalho que eu considerei muito importante.
RETRÓS: O que você pensa da moda para o futuro?
FERNANDA: Acho que o mundo precisa se conscientizar que a moda também pode fazer alguma coisa pela preservação do meio ambiente, criando produtos e usando matérias-primas sustentáveis. Penso que a moda para o futuro tem quer ser sustentável e mostrar que é possível fazermos alguma coisa pela preservação do nosso planeta.
RETRÓS: O que você pretende fazer após sua graduação em moda?
FERNANDA: Pretendo, depois que me formar, criar uma marca de roupas femininas para um público jovem. Quero começar fazendo poucas peças e vendendo na confecção do meu pai, depois, se tudo der certo, pretendo produzir mais peças e expandir a marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário