segunda-feira, 28 de março de 2011

Bárbara Oliveira

Por Luiza Martuchelli

Barbara Oliveira (21 anos) aluna do 7º período de Design de Moda da Universidade FUMEC, procura inovar e sempre estar presente nas principais atividades de Moda que surgem como oportunidade na sua vida. Vive em Belo Horizonte há 3 anos e meio mas é procedente  da cidade de Itaúna – MG. Tem paixão pela moda infantil e pretende no futuro trabalhar paralelamente criando jóias, o que não a impede de pensar em outra graduação após se formar.

RETRÓS: Quando você decidiu-se pelo curso de design de moda?
BÁRBARA: Desde pequena tive contato com a área. Minha mãe é proprietária de uma loja infantil há 23 anos e sempre gostei de estar por perto, participando de compras elaborando vitrines, etc. Minha vontade de fazer moda veio devido à minha insatisfação com os cursos mais tradicionais. Não me via encaixada em nenhum deles. Foi quando pesquisei sobre novos cursos e surgiu a moda como opção.

RETRÓS: O que você pensa do mercado de trabalho na moda?
BÁRBARA: Acho um mercado difícil, muito individualista, por isso a inserção nele é tão dura. Mas seus pontos positivos me motivam mais que os negativos como, por exemplo, a possibilidade de um crescimento profissional rápido. A oportunidade de concursos que nos dão uma boa publicidade, além de ser aquele com o qual mais me identifico.

RETRÓS: Atualmente você está estagiando (trabalhando) na área de moda? 
BÁRBARA: Não, no momento estou procurando estágio. Mas já tive experiências em backstage de desfiles, que foram de grande valia e aprendizado.

RETRÓS: É isso que você quer?
BÁRBARA: Não tenho dúvidas de que é isso que quero para mim.

RETRÓS: Em que estilo seu trabalho se enquadra?
BÁRBARA: Meu estilo se encaixa no mais esportivo – jeans, t-shirt e tênis, mas sempre com um diferencial.

RETRÓS: Como você definiria a moda brasileira?
BÁRBARA: Uma moda criativa, que explora vários suportes e que nunca é previsível.

RETRÓS: Você se sente seguro na sua graduação para “cair no mercado”?
BÁRBARA: Não. Acho que a graduação em moda nos dá uma visão muito básica de tudo. O tempo de curso acaba não sendo o suficiente por ser mal aproveitado. Portanto, depois de formar, acho que vou investir em cursos mais específicos, para que me sinta mais segura.

RETRÓS: Qual a sua área de atuação?
BÁRBARA: Minha área de atuação é no segmento infantil, masculino e feminino. Tudo que penso é para crianças.

RETRÓS: Como você se inspira?
BÁRBARA: Inspiro-me partindo de uma falha no mercado, busco não ter muita competição para o que faço. Depois busco informações sobre novos suportes e novas possibilidades.

RETRÓS: Como você pensa moda e estilo? Eles andam juntos?
BÁRBARA: Acho que um se conecta ao outro. Mas não os enxergo juntos. Para mim, a moda pode tudo, o estilo tem restrições.

RETRÓS: Em que aspectos a faculdade mais te ensina?
BÁRBARA: No processo criativo definitivamente.

RETRÓS: Além da confecção de sua família, você possui experiências extracurriculares, como cursos, palestras, eventos, desfiles, exposições?
BÁRBARA: Sim, gosto muito da área de make-up. E tenho cursos nessa área.

RETRÓS: Para concluir, como você se vê daqui a dois anos? Algum plano em especial?
BÁRBARA: Vejo-me, confeccionando uma mini-coleção da minha grife infantil, que já estará no mercado a partir do meu projeto de graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário