sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Haring na moda

Por Daniele Camêlo e Veruska Sad
(alunas do 8º período de Design de Moda da Universidade FUMEC – FEA)


Resumo
O artigo a seguir aborda a influência do artista Keith Haring na moda e da exposição Select Work com obras inéditas da sua vibrante e inconfundível arte urbana.

Palavras-chave: Keith Haring – moda – artes plásticas


Keith Haring foi um ícone da cultura underground de Nova York dos anos 80. Foi fortemente influenciado pelo graffiti, devido à forma independente e à utilização do espaço público. Seu trabalho é facilmente distinguido pelos traços grossos, cores vibrantes e figuras características e traz como mensagem a democracia, a paz, o amor, a liberdade e a união.



Foto: Keith Haring
Fonte: momedesign.com


Nascido no estado da Pensilvânia em 1958 estudou design gráfico em uma escola de arte em Pittsburgh. Mudou-se para Nova York  e, influenciado pelo graffiti, inscreveu-se na School of Visual Arts onde conheceu Kenny Scharf e Jean-Michel Basquiat.


Keith ficou conhecido ao desenhar com giz nas estações de metrô de Nova York. Suas exposições e performances aconteciam em espaços alternativos e em clubes vanguardistas da cidade, tais eventos o levou a conhecer Madonna, Grace Jones e David Byrne.


Sua arte urbana e seus desenhos podiam ser vistos nas principais cidades do mundo. Nos metrôs de Nova York, no Muro de Berlim, na Bienal de São Paulo em 1983, em painéis iluminados na Times Square, campanhas publicitárias, cenários e produtos.

Haring também ficou conhecido como um dos maiores representantes da Pop Art junto com Andy Warhol e Basquiat. A proposta deste movimento era registrar com ironia a visão do dia-a-dia das cidades americanas e da sociedade de consumo, tentando romper as barreiras entre a arte e a vida comum.

Usando as ruas como fonte de inspiração, os artistas criavam suas artes, a partir de desenhos e colagens com um tratamento gráfico mais simples, fazendo o uso de cores chapadas e saturadas, sem volumetria.

Em 1986, Haring abriu a loja Pop Shop em Nova York0, onde comercializava roupas e objetos estampados com suas famosas ilustrações.

Haring veio a falecer aos 31 anos de idade, vítima de complicações de saúde relacionadas à HIV, sendo ele um forte ativista contra a doença.

Sua mais nova exposição Keith Haring – Selected Works, que marca os 20 anos de morte do artista, viaja o mundo com 94 obras inéditas. Estão expostos serigrafias, litogravuras, xilogravuras e objetos pessoais do artista como passaportes, skates, fotos e vídeos.


Foto: Exposição Keith Haring – Select Works, Caixa Cultural São Paulo, 2010
Fonte: redkenbrasil.com

Além de ter seus trabalhos expostos em espaços públicos, Keith Haring também inspirou trabalhos no campo da moda. Segundo Müller (2009), o vocabulário da moda se apropria da linguagem da arte. A moda grava expressões da arte, recria e estiliza formas, inovando materiais, promovendo interferências e técnicas para atender à demanda de consumo na moda.

Os estilistas reconheceram na arte uma parceria ideal para inovações e não foi diferente na obra de Haring. As formas, linhas, cores e movimento do trabalho do artista inspirou designers e estilistas como na coleção de Nicholas Kirkwood, o designer de sapatos mais badalado do mundo da moda que criou uma coleção inteira com as ilustrações caóticas e os bonequinhos dançantes e supercoloridos, característicos do trabalho do artista. Suas figuras aparecem em uma série de croquis que misturam o traço do sapateiro com o estilo de Haring.

Além das estampas com os bonecos os sapatos foram adornados com elementos inusitados, como o salto de peep toe que reproduz um bonequinho como se estivesse engatinhando, dando a impressão de que sustenta os pés nas costas do boneco. 


 Foto: Coleção Nicholas Kirkwood
Fonte: juliapetit.com.br/tag/keith-haring

Seguindo a linha de calçados, a marca Tommy Hilfiger em parceria com a Keith Haring Foundation, criou diversos modelos de calçados, inspirados nas obras do artista.


Foto: Adicolor High BK2 adidas Keith Haring Jeremy Scott
Fonte: adidas-superstar-shoes.com

Já a estilista Patricia Field, desenvolveu uma linha chamada Keith Haring for House of Field. São camisetas, carteiras, lenços, macaquinhos, vestidos longos e curtos, tops, jaquetas, shorts, bonés, bolsas e acessórios, todos servindo como suporte para suas manifestações urbanas. Desta forma os bonecos deixam os muros e ganham as ruas.


Foto: Coleção Keith Haring by Patrícia Field
Fonte: patriciafield.com/haring.aspx

Os movimentos artísticos estabelecem um novo canal para revelar a moda-arte. Na Pop Art de Haring, elementos de composição visual “formas, linhas, cores, volumes e texturas”, servem de objetos abertos e sujeitos à recriação, releitura e interpretação por costureiros e designers de sucesso, devolvendo para a rua o que era das galerias.
Uma obra riquíssima que continua atual e serve de referência artística, a arte de Keith Haring, assim como a moda, representam o reflexo de seu tempo e de sua sociedade.

Bibliografias:

MÜLLER, Florence. Universo da Moda – Arte e Moda.  Editora cosac naify,SP, 2009.

MOURA, Mônica. Arte e moda. Universidade Aberta - moda, cultura e comunicação. Fascículo nº4, pág. 4 e 5. Fortaleza, Fundação Demócrito Rocha, 1994.
Caminhar Grafitado. (http://juliapetit.com.br/tag/keith-haring/) Disponível em: <http://juliapetit.com.br> Acesso em: 16nov2010.

Exposição traz peças inéditas de Kaith Haring no Brasil. (http://gnt.globo.com/Expressao/Noticias/Exposicao-traz-pecas-ineditas-de-Keith-Haring-no-Brasil.shtml) Disponível em: <http://gnt.globo.com/> Acesso em: 16nov2010

Grafite. (http://juliapetit.com.br/home/grafite/) Disponível em: <http://juliapetit.com.br> Acesso em: 16nov2010

K.Haring. Disponível em: <www.haring.com> Acesso: 16nov2010

Keith Haring by Patricia Field. (http://www.patriciafield.com/haring.aspx) Disponível em: <http://www.patriciafield.com/> Acesso em: 16nov2010
No rol dos grafitados. (http://juliapetit.com.br/home/no-rol-dos-grafitados/) Disponível em: <http://juliapetit.com.br> Acesso em: 16nov2010

O ano Haring? (http://juliapetit.com.br/pra-macho/o-ano-haring/) Disponível em: <http://juliapetit.com.br> Acesso em: 16nov2010

Patricia Field x Keith Haring. (http://www.fash-eccentric.com/2009/12/patricia-field-x-keith-haring/) Disponível em: <http://www.fash-eccentric.com/> Acesso em: 16nov2010

Um comentário:

  1. boa noite. você saberia me dizer onde posso encontrar o trabalho MOURA, Mônica. Arte e moda. Universidade Aberta - moda, cultura e comunicação. Fascículo nº4, pág. 4 e 5. Fortaleza, Fundação Demócrito Rocha, 1994.

    ResponderExcluir