Amanda Grossi, 25 anos, natural de Ipatinga e mora em Belo Horizonte desde que começou a cursar a faculdade de Design de Moda da Universidade FUMEC. É uma área na qual gosta de atuar e pretende dedicar sua vida profissional. Já trabalhou em produções de desfiles e deseja abrir sua marca de vestuário feminino.
Revista Retrós - O que a interessou e a fez entrar nesse mundo da moda?
Amanda Grossi - Sempre gostei muito de moda mas, o principal motivo que me fez escolher o design como profissão foi a afinidade. Sempre gostei de trabalhar com produção e tudo que envolve a aparência física.
Revista Retrós - Você tem algum ícone e o porquê ele a seduz?
Amanda Grossi - Gosto muito da Rey Kawakubo e do Yohji Yamamoto. Admirio e gosto muito do conceito de moda seguido por eles: ambos são anti-moda, trabalham a desconstrução e a assimetria.
Revista Retrós - Quais os seus trabalhos que realizou na área?
Amanda Grossi - Já fiz estágio de dois meses na confecção Renata Campos e também faço acompanhamento do trabalho de uma amiga costureira.
Revista Retrós - Há um interesse maior em alguma área específica?
Amanda Grossi - Gosto muito de produção de moda e Figurino, mas ainda não me decidi.
Revista Retrós - Quais as dificuldades que tem enfrentado nesse início de carreira?
Amanda Grossi - Como o mercado de moda em Belo Horizonte ainda está em crescimento e é um mercado menor que o de Rio de Janeiro e de São Paulo, muitos profissionais de moda estão surgindo e a oferta está diminuindo. A maioria das oportunidades surgem devido à experiência que aqueles já possuem. E estas oportunidades que são para pessoas que estão começando agora como eu, por exemplo, são muito pequenas.
Revista Retrós – Na sua opinião algum evento de moda cuja participação seja fundamental?
Amanda Grossi - Existe sim! Hoje em dia a moda brasileira está cada vez mais conhecida fora do nosso país. E os principais eventos de moda se encontram em São Paulo – São Paulo Fashion Week, Rio de Janeiro – Rio Fashion week. O nosso Minas Trend ainda está ganhando mercado, mas vem crescendo muito com o tempo.
Revista Retrós - Como você vê Minas nesse cenário?
Amanda Grossi - A moda mineira está ficando famosa, pela irreverência, bom gosto e atitude, mas ainda tem muita coisa para acontecer.
Revista Retrós - Para você, qual a importância da sustentabilidade na moda…
Amanda Grossi - A sustentabilidade é vital. Ainda mais com o mundo atual e seus problemas com o meio ambiente. Vejo a sustentabilidade como uma salvação da moda, uma maneira de poluir menos, de aproveitar novos recursos que sejam tão eficazes quanto os antigos mas sem degradar o nosso meio ambiente.
Revista Retrós - Quais os requisitos importantes para um bom profissional da moda? Você dá importância a blogs, revistas?
Amanda Grossi - Para alguém se tornar um bom profissional em qualquer meio, é necessário muito conhecimento e isso implica muita leitura e estudo. Revistas, blogs e desfiles são muito importantes, pois nos deixam atualizados, nos mostram as tendências e as novidades.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]--> <!--[endif]--> Revista Retrós - Você acha importante dar continuidade aos estudos? Uma investida na carreira no exterior?
Amanda Grossi - Muito importante. Meus pais sempre me dizem que o ser humano nunca para de estudar. Depois da graduação vem um mestrado, doutorado e assim por diante, nunca devemos deixar de aprimorar e estimular nossos conhecimentos. Uma viagem ao exterior é importante porque além de conhecimento, adquire-se crescimento pessoal, amadurecimento e aprendizado. Conviver com culturas diferentes, aprender novos costumes, hábitos...tudo isso é muito importante para a formação de um grande profissional.
Revista Retrós - Quais as suas pretensões para o futuro?
Amanda Grossi - Pretendo ser bem sucedida, em qualquer que seja a área, pela qual me decidir. Pois sei que vou me empenhar ao máximo e estudar bastante. Quando se faz o que se gosta, e se faz com carinho, o sucesso é certo. Quero ter condições para retribuir todo o investimento que meus pais fizeram em mim.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário