segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Design de Moda e Marketing

Por Laura Werneck, Marina Araújo e Nicole Fiorini

Resumo: O presente artigo aborda a relação entre o design de moda e o marketing de um ponto de vista um pouco esquecido pela maioria dos criadores de moda. Pois, apesar de moda e arte estarem diretamente relacionadas a visão mercadológica desta área do design é tão fundamental quanto seu lado artístico, pois entendemos que moda, baseada apenas no conceito artístico, sem referência de mercado, é arte pura e simples, para caracterizar-se como design, a moda deve refletir as necessidades de um mercado consumidor e ser produzida de uma forma que o atenda e o satisfaça.

Palavras-chave: Moda, público-alvo, consumidor, arte e design.

Uma coisa é fato, para aumentar o valor de uma marca, é preciso criar uma identidade positiva para ela, por meio de várias coisas, mas, principalmente, de estratégias de marketing e programas de comunicação. O esforço da comunicação em marketing tem como objetivo: obter destaque e preferência para uma marca na mente do consumidor. Muitas pessoas se expressam por meio de produtos de moda: uma roupa, um celular, um notebook, uma joia, um carro. Embora esse tipo de comunicação não-verbal seja mais importante pra uns do que paras outros, mas o fato é que determinadas marcas são fetiche e sabem bem como ganhar o cliente.

“Moda não é só vestuário. Temos que apostar em duas linhas para obter sucesso nesta área: no design sob a ótica da gestão de negócios da moda e no marketing. As coisas deveriam acontecer de fora da empresa para dentro. Hoje em dia, não adianta apenas desenvolver o produto dentro das expectativas de mercado. O produto somente pelo produto, não prende mais ninguém.”
Luciane Robic (Diretora de marketing do IBModa - Instituto Brasileiro de Moda)

Percebemos claramente que muitas marcas, possuem um bom conceito, mas tem uma base frágil de marketing e comunicação com seus clientes. Em 2011 duas marcas se destacaram muito em relação à excelência do trabalho desenvolvido. A marca mineira Alphorria é um desses bons exemplos. Eles possuem uma forte assessoria de imprensa, têm o hábito de promover coquetéis nos lançamentos de coleções, mandam catálogo com o editorial e look book para a casa dos jornalistas. Em seu último evento comparecemos à loja, além do coquetel, ocorreram desfiles, apresentações musicais e entrega de press kits para os convidados, uma excelente forma de trabalhar um conceito positivo na cabeça dos consumidores.

“Não adianta prender-se somente ao produto, mas ir além. Dificilmente se consegue esta diferenciação em relação ao que se vende porque é um bem de consumo cada vez mais perecível e copiado.”
Luciane Robic (Diretora de marketing do IBModa - Instituto Brasileiro de Moda)

Outro exemplo, foi o lançamento da nova coleção “Ancient America”, da H.Stern. O embaixador da marca, Christian Hallot, juntamente com sua assessoria de imprensa, recepcionou todos os convidados com uma simpatia ímpar. Ele explicou de forma encantadora para imprensa, sobre todo o conceito e processo de criação da coleção. E no final do evento, press kits em formato de peixe da linha home da marca forem distribuídos aos convidados. Depois foi oferecido um almoço para imprensa e tredsettes no restaurante Parrilla para encerrar com chave de ouro.

“É importante ter controle do que se pretende prometer ao consumidor. No varejo, existe uma promessa de marca, mas até chegar na prateleira, essa essência se perde. Isso acontece porque não houve uma preocupação de integração geral, com uma melhor gestão de pessoas.”
Luciane Robic (Diretora de marketing do IBModa - Instituto Brasileiro de Moda).

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