segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Palestra Paula Von Wachenfeldt

Por Marcela Fernandes

A palestra ministrada pela professora do Centro para Estudos da Moda da Universidade de Estocolmo, Dra. Paula Von Wachenfeldt no dia 17 de novembro no espaço Phoenix da Universidade FUMEC trouxe para debate a discussão do tema: Moda Como Arte da Observação: um estudo comparativo dos estilos pré moderno e moderno.
            Iniciou abordando a vida na corte francesa, no século XVII que funcionava como um verdadeiro espetáculo. Na ocasião viviam dez mil pessoas no castelo de Versailles  o que permite avaliar o verdadeiro evento que era viver no castelo.  A vida na corte baseava-se na estética, na imagem que se passava para o outro, nos costumes e na indumentária. Mas não como hoje em que fazemos escolhas conscientes pois  se vestiam e agiam de acordo com suas funções na corte. Tudo era bem definido e segmentado: quem penteava o cabelo do rei só exercia essa função. Existiam limitações a respeito da indumentária: algumas pessoas não podiam usar cinto, linho, botões de ouro pois essa era uma forma de diferenciação para não se igualarem ao rei. A nobreza desfrutava do prestigio e vivia em função da aparência. Existia um mercado de luxo em que pessoas da nobreza davam prioridades para esse segmento já que a aparência era uma forma de ser aceito ou rejeitado em determinado grupo. A nobreza formava uma classe sem função na pirâmide da sociedade pois não exercia nenhuma forma de trabalho, porém, nas entrelinhas, a nobreza tinha uma função de extrema importância que era a de manter a estética monarquica, desta forma sua atribuição era, basicamente, ostentar o que era vivido no palácio.
            Num segundo momento, Wachenfeldt abordou as relações atuais de networking. Já que não existe uma corte para ditar o que seguir, existe a mídia e uma nova forma de comunicação que é o facebook. Cada dia ampliam-se mais  suas relações, seus recursos e os tipos de informação. Existem formas de divulgar um evento por esse canal. Quando já se  imaginou fazer uma propaganda sem gastar nada? O facebook está trazendo novas alternativas. Da mesma forma a imagem pessoal tem um valor, não tanto quanto na corte, mas, tem um peso e as relações passaram as ser mais importantes. O grupo que você está inserido, as pessoas que você conhece os eventos para os quias é chamado.
                Vivemos na era da estética. Assim como na época da corte, o mercado de luxo não está tão forte como era, mas criamos novos meios para gerar relações entra as pessoas, dizer o que se pensa, criar grupos, eventos: tudo se tornou possível. Todos podemos ser um pouquinho Rei e ditar algo para algum internauta.

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