por Paula Rabelo
Na segunda-feira, dia 17 de outubro de 2011, a Universidade Fumec recebeu o professor de marketing do Centro para Estudos da Moda da Universidade de Estocolmoo, Dr. Jacob Östberg, que deu uma palestra sobre a Identidade da Moda Sueca. Tendo como tema a imagem associada ao produto e a imagem do produto relacionada ao país de origem, Östberg abordou questões relacionadas ao marketing que as empresas suecas usam através dos mitos de seu país de origem, e também as estratégias de empresas do mundo todo que usufruem dos mitos suecos. O professor explicou sobre as formas de marketing existentes em seu país. Ao construir uma marca, várias mitodologias são empregadas, as marcas as usam para realizar seus objetivos: cada uma de sua maneira,é o elo entre o consumidor e o produto.
Na segunda-feira, dia 17 de outubro de 2011, a Universidade Fumec recebeu o professor de marketing do Centro para Estudos da Moda da Universidade de Estocolmoo, Dr. Jacob Östberg, que deu uma palestra sobre a Identidade da Moda Sueca. Tendo como tema a imagem associada ao produto e a imagem do produto relacionada ao país de origem, Östberg abordou questões relacionadas ao marketing que as empresas suecas usam através dos mitos de seu país de origem, e também as estratégias de empresas do mundo todo que usufruem dos mitos suecos. O professor explicou sobre as formas de marketing existentes em seu país. Ao construir uma marca, várias mitodologias são empregadas, as marcas as usam para realizar seus objetivos: cada uma de sua maneira,é o elo entre o consumidor e o produto.
Um dos mitos mais fortes da Suécia é o de ser um dos países que mais possuem área natural. Na Alemanha, por exemplo, a Suécia é identificada pela imagem de uma cabana vermelha no meio de uma floresta fria. Idéia de vida selvagem, alces suecos correndo por todo o país é algo recorrente. Por causa desse mito, esta sendo construído um alce de madeira gigante na Suécia como um monumento cultural do país.
Outro mito muito forte da Suécia é o do Pecado Sueco, que relaciona o país a um local onde os atos pecaminosos acontecem, cheios de loiras escandalosas. Exemplo disso é uma campanha publicitária de uma cerveja americana, em que ocorre uma competição de loiras de biquíni, competição essa inexistente na Suécia. Esta equipe de loiras de biquíni já saiu na capa da Playboy, porém nenhuma das loiras eram verdadeiramente Suecas.
Algumas marcas da Suécia se afirmam pela identidade de pertencerem a locais que somente os suecos conhecem, em busca de maior refinamento. Empresas usam esse mito para dar individualidade e exclusividade de seus produtos aos Suecos. A mostra que o produto é feito no interior do país e possuí singularidade dentro do mercado se aproveita do mito de ser Sueco de verdade.
Outras marcas, ao contrário, fazem o maximo para não serem associadas a nenhum local especifico, assim, escondem seu país de origem, pois querem mostrar que são grandes o bastante e bem maiores que qualquer identidade regionalista. Não querem estar ligadas a mitos. Dizem não fazer marketing e não mostram suas coleções na Suécia. Porém este ato é uma grande estratégia de marketing.
Assim o professor Östberg, concluiu sua explicação sobre as diferentes formas de marketing usadas por empresas, não apenas da Suécia, mas também do mundo todo, e como tirar proveito dos mitos existentes em cada país.
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