Por Larissa Duarte e Lorena Viana
No dia dezessete de outubro de 2011, segunda feira, a Universidade FUMEC proporcionou aos alunos um circuito de palestras com os convidados do Design Moda da Universidade de Estocolmo. A palestra de abertura ocorreu às dezesseis horas no auditório Phoenix e foi ministrada pela Dra. Paula Von Wachenfeldt. Ela abordou o tema: “Moda como Arte da Observação- análise dos estilos pré-moderno e moderno” e discutiu as máscaras sociais, as condutas, as posturas e a sociedade de aparências da monarquia européia em uma comparação com a contemporaneidade.
A corte européia, no período absolutista, apresenta uma sociedade completamente conduzida por regras de comportamento, leis suntuárias, etiquetas de boas maneiras e convivência social. As aparências definiam e demarcavam personalidades, e identidades de um grupo economicamente privilegiado. A nobreza era valorizada pela elegância, notoriedade, visibilidade e poder nessa sociedade de posicionamento elitista. Cada classe e situação demandava um tipo de vestuário e conduta. A aparência, os símbolos e códigos de gestos e roupas, limitavam ou expandiam as relações pessoais. As influências na maneira de se portar e agir derivadas principalmente do comportamento influente da corte francesa comandavam questões como acessibilidade e integração social, respeito, honra e exibição própria. Aspiração social e legitimação de status, considerando o relacionamento de grupo fazem parte da trama na vida aristocratica.
Conectando com o mundo atual e em uma comparação sistemática, a vida das aparências hoje trata das mídias virtuais e dos meios de exibição e exposição das personalidades, intimidades, pensamentos, estilo de vida e cotidiano de cada indivíduo. Toda uma geração que participa e compartilha sua vida em comunicações virtuais como em blogs e no facebook, por exemplo. As redes sociais de integração que possibilitam a auto-promoção, relacionamento amplo e diálogo aberto entre o privado e o público são o palco em que a encenaçõa social se da. Observar e ser observado, julgamentos e aprovações sociais, a construção de uma narrativa pessoal e divulgação social, são temáticas contemporâneas que carregam vínculos das sociedades passadas. O julgamento alheio que condena ou salva e que atribui prestígio ou não, faz parte desta nova era do ser e ser visto. O controle e apresentação social, a imagem manipulada do sujeito e agora a aparência vão além do vestuário para hábitos e comportamentos que incluem também prática de turismo, presença em festas e shows, divulgação do sucesso profissional.
Uma novidade, é que atualmente as influências são multilaterais. Não somente derivam das ideologias de elite, mas todos podem se apresentar e lançar-se publicamente. Não há limites para ser percebido públicamente. A auto apresentação e manipulação da imagem pessoal socializada, entre o que somos e o que gostaríamos de ser e almejamos ter, numa promoção de valores, entidades, grupos, objetos e pessoas têm como objetivo a aceitação popular e a divulgação de valores e posicionamentos que permitem o acesso de diferentes classes sociais ao palco social.
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