segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vitória Lisboa

Por Bia Drumond

Vitória Lisboa Cunha e Silva, tem 22 anos e escolheu o curso de Design de Moda, porque sempre gostou de desenhar roupas, inventar, cortar e re-inventar as roupinhas das bonecas quando criança. 
No 8o período de moda na FEA/FUMEC e no 3o período de direito na UFMG, está prestes a começar um estágio na La Pen e está por definir em que área irá atuar. Nesta entrevista ela nos conta um pouco da sua ligação com a área:

Retrós: Qual a sua afinidade com a moda, o que mais a atrai?
Vitória: As cores, texturas e formas da moda me atraem muito. As técnicas envolvidas em cada tipo de roupa, seja para coloração, seja para montagem da peça. A criatividade que se emprega me atrai.

Retrós: Como sua família reagiu à escolha de um curso de moda?
Vitória: Apesar da minha família seguir profissões extremamente tradicionais, ninguém se opôs à minha idéia de cursar design de moda, mas ficaram bastante satisfeitos quando também resolvi cursar a faculdade de direito.

Retrós: Onde você busca inspirações para seus trabalhos?
Vitória: Busco inspirações para meu trabalho no dia-a-dia, no que acontece pelo mundo. Às vezes me inspiro no sentimento, às vezes nas formas.

Retrós: Tem afinidade com algum estilista renomado?
Vitória: Eu gosto muito de roupas de festa e tenho uma afinidade muito grande com as marcas Marchesa, Carlos Miele e adoro os desfiles de haute couture da Dior.
Retrós: Depois de formar, em qual área de trabalho pretende atuar?
Vitória: Na verdade eu não pretendo seguir o ramo da moda, pelo menos não inicialmente. Penso mais em seguir uma carreira voltada para o direito internacional, diplomacia e, se o tempo permitir, trabalhar com a área de criação de moda. Caso eu não possa me dedicar de verdade à criação, também gostaria de escrever sobre alguns temas da moda, pois acho que muita coisa não é muito bem explorada. Estou desenvolvendo minha monografia sobre ilustração e fotografia, mas vejo como é difícil encontrar livros que falem sobre o assunto. Na maioria deles só existe uma pequena introdução e imagens.

Retrós: Quais são os seus projetos para o futuro?
Vitória: Meu primeiro plano é formar em Design de Moda em junho, após isso ainda terei 3 anos e meio pela frente na faculdade de direito, mas pretendo já tentar começar uma carreira com direito internacional e, quem sabe, trabalhar com moda também. Começar uma marca ou escrever mais sobre assuntos não muito explorados.

Retrós: O que significa moda para você?
Vitória: Moda para mim é uma indústria gigante, que circula muito dinheiro no mundo todo, mas cujas profissões são, em sua maioria, subestimadas pelo resto da população que não percebe que mesmo a atitude de não querer seguir uma tendência já o coloca dentro do universo da moda. Moda não é só desfiles e lançamentos de coleção. Moda é a capacidade de se identificar com uma roupa, um estilo, sem ter que falar a respeito. A simples escolha de uma roupa ao acordar pela manhã já é uma atitude de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário