segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lorena Lopes

Por Carla Quintanilha


Design e Modelista dedicada, Lorena Lopes estudante do ultimo período de Design de Moda da Universidade FUMEC de Belo Horizonte - Minas Gerais, tem, desde pequena, a moda como parte de sua vida, sempre estimulada por sua avó materna. Sua dedicação e paixão pela modelagem fez com que freqüentasse diversos cursos na área. O trabalho como free lancer aprimorou além do seu talento como modelista, a sua habilidade com a costura que tornou seu trabalho completo. Futuramente ela pretende abrir seu próprio atelier de modelagem.


Retrós: De onde surgiu seu interesse pela moda?
Lorena: Minha avó materna sempre desenvolveu trabalhos manuais, como o bordado, por exemplo, e desde criança tinha muito interesse em aprender. Por volta dos 10 anos já fazia ponto cruz! Além disso, sempre fui interessada pelos acontecimentos da moda. Procurava saber quais eram as novas tendências e colocava minha mãe louca atrás da “peça da vez”! Assim, com 12 anos decidi fazer um curso de corte e costura. Apaixonei pela área e tive a certeza de que era a carreira que gostaria de seguir. Apesar disso, na época do vestibular minha família foi contra essa escolha o que me fez primeiramente ingressar no curso psicologia. Mas não teve jeito, três semestres depois larguei a faculdade e me matriculei em design de moda.

Retrós: Em qual área pretende trabalhar dentro da moda?
Lorena: Minha paixão é a modelagem. Desde o meu primeiro curso de corte e costura percebi que tinha muita facilidade com os moldes e um grande prazer em desenvolvê-los. Já tenho desenvolvido alguns trabalhos como free lancer.

Retrós: Como esta sendo o processo para a construção da sua carreira? Além da graduação já fez outros cursos?
Lorena: Durante todo o período de graduação procurei fazer outros cursos que contribuíssem para a minha formação e qualificação, uma vez que, na faculdade, muitas vezes a carga horaria de determinadas matérias é pequena. Já fiz três cursos na área de modelagem, dois cursos de costura e um curso de PCP.  Recentemente participei de uma palestra no FIT sobre o processo criativo e não pretendo parar!

Retrós: Quais são suas maiores habilidades e competências?
Lorena: Como já disse sou apaixonada pela modelagem, área na qual trabalho com desenvoltura e em que pretendo me especializar. A costura também é uma área que desempenho bem.

Retrós: Onde já trabalhou? Foi uma experiência válida para seu desenvolvimento profissional?
Lorena: Já trabalhei em uma confecção na área administrativa. Foi de grande importância, pois foi quando vi realmente como funciona todo o processo criativo e produtivo. Muitas vezes, na faculdade não temos noção do que é realmente um “chão de fabrica”.

Retrós: Já participou de desfiles?
Lorena: Participei trabalhando no backstage do desfile da Calvin Klein, na semana de moda de Nova Iorque em 2010.

Retrós: E como foi essa experiência para você?
Lorena: Foi uma experiência muito válida, pois vi de perto o funcionamento de um desfile de grande porte e que possui visibilidade mundial. Além disso, a ideia do glamour que esse tipo de desfile carrega foi desmistificada. Se trabalha muito (todos os envolvidos até mesmo o estilista) e tudo acontece de forma muito rápida.

Retrós: Quais são seus projetos mais relevantes ou importantes?
Lorena: Considero todos os projetos que desenvolvi relevantes pois, de alguma forma, foram importantes para o meu processo de formação, mas destaco o trabalho elaborado para a disciplina Núcleo IV, pois o seu desenvolvimento foi desafiador, uma vez que a modelagem do look foi construída em 3D e o resultado obtido foi muito bom.

Retrós: Quais são suas referências seja na moda seja de maneira geral?
Lorena: Stella Mcartney e Clô Orozco, estilista e proprietária da marca Huis Clois são referências na moda para a mim. Gosto muito também de assistir filmes antigos e seus figurinos sempre servem de referencias para o desenvolvimento dos meus trabalhos.

Retrós: Qual sua visão a respeito do setor?
Lorena: A moda é uma área muito concorrida e provavelmente tende a se agravar. Isso se confirma pelo número de cursos de graduação de design de moda que estão abrindo por todo o país. Hoje é necessário buscar por um diferencial para se sobressair e ter sucesso no setor.

Retrós: Em sua opinião para ser um bom profissional da moda é preciso o quê?
Lorena: É preciso, primeiramente, entender pelo menos um pouco de todas as áreas do setor. Além disso, é preciso estar sempre se atualizado, buscando se qualificar, estudando, fazendo cursos. Estar por dentro dos acontecimentos e assuntos de outras áreas tambem é importantíssimo.

Retrós: Quais são seus projetos para o futuro?
Lorena: Pretendo ter meu próprio escritório/atelier de modelagem e desenvolver trabalhos para o setor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário