segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ligiane de Almeida Afonso

Por Fantine Godoy
Ligiane Almeida, estudante de moda, empresária e sonhadora. Esse é o perfil da garota de 22 anos, que está cursando o 8º período do Curso de Design de Moda, pela Universidade Fumec. Ligiane já tem seu showroom onde vende sapatos, bolsas e acessórios de própria autoria, mas sonha com voos mais altos. Quando finalizar a faculdade vai abrir uma loja na rua para conquistar um público maior, diferente do dela, que se restringe a amigos e conhecidos. Na entrevista, Ligiane conta um pouco da sua trajetória ao longo do curso, como ela se tornou uma empresária de sucesso e ainda sobre seu trabalho de TCC.
Retrós: Como começou seu interesse pela moda?
Ligiane: Comecei com 14 anos a vender sapatos e acessórios na minha escola, para amigos e funcionários do colégio. Tive essa ideia com o intuito de ganhar um dinheirinho extra para poder sair no final de semana. O negócio começou a dar certo e me apaixonei por vendas. Cada dia que passava, eu vendia mais e mais. Foi nessa época que vi que precisava ter o meu próprio negócio.

Retrós: O interesse por fazer Design de Moda surgiu nessa época?
Ligiane: Não de imediato. Sabia que queria ter meu próprio negócio. Pensei em fazer administração, montar uma loja e revender produtos de terceiros, como eu fazia no colégio. Mas depois vi que, na verdade, queria ter o meu próprio produto, a minha fábrica, a minha marca. Dessa forma, decidi fazer o curso de Design de Moda. Para poder crescer nesse meio.
Retrós: Você sofreu algum tipo de resistência da sua família ao escolher o curso?
Ligiane: Nunca. Meus pais sempre me apoiaram em todas as minhas decisões. Inclusive minha mãe sempre trabalhou comigo, me ajudando a vender, pegando os produtos para mim. Meus pais sempre viram que eu tinha esse lado empreendedor aguçado. Sempre quis ter meu próprio dinheiro, ter a minha liberdade. Com o curso, vi a possibilidade de crescer nessa ramo, que já atuava há bastante tempo.
Retrós: Como está seu trabalho, agora que você está formando?
Ligiane: Cresci bastante ao longo do curso. Aprendi várias coisas que me fizeram ampliar meu negócio. Montei um show room onde vendia meus produtos e produtos terceirizados. Tenho uma fábrica onde fabrico meus próprios sapatos e bolsas. Paguei cursos técnicos para meus tios, para eles me ajudarem na produção. E ainda pego alguns produtos terceirizados para vender. Mas minha vida de “sacoleira” ainda continua.Tenho várias clientes antigas que ainda gostam que eu leve os produtos até a casa delas. Amadureci muito ao longo dos anos, e hoje sei o que quero de verdade. Os meus sapatos e bolsas são feitos a partir de ideias minhas, e isso me deixa realizada.
Retrós: Qual é a conexão entre seu trabalho e a faculdade?
Ligiane: Tem tudo a ver. Com a faculdade pude amadurecer o meu trabalho. Tive noção de modelagem de sapato e bolsa, que aplico no meus produtos. Com a matéria tecnologia têxtil, pude me aperfeiçoar na questão dos tecidos. Fora as matérias teóricas como Marketing e Gerenciamento de produto, que me ajudaram a administrar o meu negócio. Consegui ao longo desses 4 anos trabalhar juntamente com a faculdade. E isso foi muito produtivo para mim.
Retrós: E depois de formar, quais são seus planos?
Ligiane: Muitos. Pretendo finalmente abrir minha loja na rua. Quero atingir a um público maior, diferente do meu, que são amigos, conhecidos e clientes atraidos pelo boca a boca. Estou juntando dinheiro para conseguir investir na loja. Quero também aumentar minha produção e contratar mais pessoas para me ajudarem a desenvolver o meu produto final. Quero também fazer cursos aprofundados em sapato e bolsa para adquirir mais conhecimento na área.
Retrós: Você não tem medo de tanta responsabilidade?
Ligiane: Quando quero uma coisa, vou atrás dela e não desisto até conseguir. Já passei por muitas dificuldades e sei que muitas ainda virão, mas não tenho medo. Tenho muitos sonhos para conquistar. 

Retrós: O tema do seu TCC é fetiche e Cama Sutra. Fale um pouco sobre o planejamento e desenvolvimento do seu projeto.
Ligiane: Meu projeto é bastante ousado e estou literalmente apaixonada por ele. Sempre quis fazer meu TCC valorizando a mulher, pois nós gostamos de ser valorizadas, de comprar uma peça e nos sentirmos bem. Quis dar esse valor à mulher; mostrar a sua segurança, sua independência. Por isso quis brincar um pouco com a sensualidade feminina. Vou fazer sapatos que que têm relação com as posições do Cama Sutra. Um trabalho inovador e que vai gerar polêmica. Na verdade, já está gerando.
Retrós: Busca inspiração no trabalho de algum estilista ou designer?
Ligiane: Gosto do trabalho de vários estilistas, mas, principalmente, o trabalho da StellaMccartney e da Vivienne Westwood.
Retrós: O que é moda para você?
Ligiane: Moda para mim é a chance das pessoas se reinventarem a cada dia que passa, independente de tendência e estilo. A moda nos possibilita sermos nós mesmos e mostrarmos para o mundo quem somos.
Retrós: Tem alguma peça que você considera indispensável?
Ligiane: Não é por trabalhar com sapatos, mas uma sandália preta de salto fino é indispensável na vida de qualquer mulher. Dá com todas as roupas que você usa. Não tem como errar. Uma peça básica e neutra, que compõe o seu visual.
Retrós: O que você diria para as pessoas que estão ingressando no curso de Design de Moda?
Ligiane: A dica que eu daria é que devemos aproveitar ao máximo as aulas, os professores e as oportunidades que aparecerem no mercado. Temos que correr atrás de parcerias e estágios durante o curso. E ainda fazer cursos por fora para aprofundar em determinadas matérias.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário