segunda-feira, 25 de abril de 2011

Carolina Figueiredo

Por Érika Curi


Carolina Figueiredo, 23 anos, cursa Design de Moda na Universidade FUMEC e já está por trás da promissora marca de roupas femininas, V. Lourdes, juntamente com sua amiga e sócia, Cynthia Araujo. Recentemente descobriu uma grande paixão pela maquiagem, e já concluiu um curso no SENAC nessa área. Gostou tanto da idéia, e teve tanto êxito, que já realizou inúmeros editoriais, campanhas publicitárias e desfiles. Carolina foi responsável pela maquiagem das modelos no catálogo de sua marca, com excelente resultado. Porém, a marca é sua prioridade e após concluir sua graduação, focará  a atenção em ampliá-la e promovê-la, criando estampas e modelando.
Retrós: Você acredita que sua pretensão em trabalhar com estamparia pode se transformar em projetos futuros com a V. Lourdes?
Carolina: Com certeza, há plano futuros em elaborar estampas exclusivas para a marca.
Retrós: Como é o seu processo criativo e de onde busca suas referências para criação das coleções em que trabalha?
Carolina: A melhor referência são as ruas. A moda vem das ruas, e nós tentamos traduzir o desejo das pessoas, o que elas buscam o que querem dizer através das roupas. Os sites de street style são perfeitos para esse tipo de pesquisa. Mas só isso não basta, antes de tudo, decidimos o tema, ou algo em que vamos nos apoiar durante toda a criação, e, a partir daí, surge a cartela de cores, os tecidos, as estampas, a modelagem, e assim por diante.
Retrós: Até então sua marca contempla apenas roupas femininas. Você pretende ampliar o público-alvo para homens e, porque não, crianças?
Carolina: Sim, nós já temos isso em mente. Nossa preferência é ampliar o publico infantil, mas não queremos fazê-lo sob o mesmo nome, seria então, uma nova marca. Mas isso é uma coisa para o futuro.
Retrós: Você completou recentemente um curso de Maquiagem e já fez alguns trabalhos nessa área. Você pretende se utilizar disso em sua marca e em seus projetos futuros?
Carolina: Sim, pretendo.
Retrós: Qual foi o trabalho mais marcante que você realizou?
Carolina: Com certeza foi ter lançado a minha primeira coleção. Este foi um trabalho que sempre vai marcar a minha vida de designer.

Retrós: Na área da moda manter-se atualizada é fundamental. De que maneira você fica por dentro das tendências?
Carolina: Por meio de livros, revistas, televisão e internet. Costumo acompanhar blogs de moda, sites de desfiles, lookbooks, etc.

Retrós: Quais estilistas e designers contemporâneos te chamam mais a atenção?
Carolina: Difícil responder, são tantos. Agora me ocorre Vera Wang, Anna Sui, Stella Mccartney, Marc Jacobs, Miuccia, Prada, mas temo que esteja esquecendo outros tão importantes quanto esses para mim.

Retrós: Hoje em dia, o mercado da moda está bem competitivo, o que você pretende fazer para se diferenciar como estilista?
Carolina: Acho que mesmo competitivo cada designer tem uma visão única das coisas, então, pretendo me diferenciar não só fazendo o que todos precisam, mas, principalmente, imprimindo meu estilo que está certamente implicado com a minha história e minhas vivências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário