segunda-feira, 4 de abril de 2011

Carla Quintanilha

Por Lorena Lopes


Carla Quintanilha, estudante do 8º período do curso de Designer de Moda da Universidade FUMEC é natural de Viçosa - Minas Gerais e descobriu que tinha vocação para a carreira desde muito cedo, quando fazia customizações em suas próprias roupas. Já teve a experiência de trabalhar em algumas áreas do setor como produção e fotografia, e com nomes importantes, como a estilista Sonia Pinto. Mas é como designer de moda infantil que se vê realizada.

Retrós: De onde surgiu seu interesse pela moda?
Carla: O meu interesse e o primeiro contato com a moda aconteceram de forma natural. Percebi que gostava de desconstruir minhas roupas customizando-as e também desenhando. Minha família sempre trabalhou com o lado empreendedor de uma empresa, nunca com o criativo. Embora sua área de atuação fosse outra, meus familiares apoiavam e acreditavam tanto no meu talento que meu pai, por exemplo, passou a contribuir com a realização dos meus projetos. Toda vez que eu chegava com alguma dúvida de como executá-lo ele tinha uma solução e se dedicava por completo.

Retrós: Em qual área pretende trabalhar dentro do campo da moda?
Carla: A moda é uma área muito rica e difícil de escolher. Já desenvolvi trabalhos na área de produção de moda, fotografia, criação de moda adulta e até figurino. Mas minha verdadeira paixão é a moda infantil, área em que pretendo estudar mais e aos poucos desenvolver uma linha.

Retrós: Como esta sendo o processo para a construção da sua carreira? Além da graduação já freqüentou outros cursos?
Carla: A graduação foi algo programado que acreditei que seria necessária de inicio para minha entrada no mercado de trabalho. Durante o curso foram surgindo interesses em algumas áreas especificas e, com isso, prossegui com o processo de construção da minha carreira fazendo cursos de acordo com o interesse da época. Estudei figurino, calçado, fotografia, modelagem e recentemente participei de uma palestra na área de criatividade na FIT em New York.
Retrós: Quais são suas habilidades e competências que destacaria?
Carla: Sempre gostei do lado criativo. Essa foi a área que mais explorei. Estou sempre envolvida com pesquisas e estudos, o que contribuiu para o desenvolvimento de uma habilidade, além de ter permitido o treino do meu olhar para a produção de moda.
Retrós: Onde já trabalhou? Foi uma experiência valida para seu desenvolvimento profissional?
Carla: Já trabalhei como freelancer em diversas áreas, como produção de moda, fotografia e também como assistente da estilista Sonia Pinto durante oito meses. Tudo foi muito valido, mas trabalhar diretamente com a Sonia Pinto foi realmente uma grande experiência. Foi nesse período que pude compreender melhor a aplicação na pratica da teoria mostrada na faculdade, além de ter adquirido um maior conhecimento de todo o processo criativo e produtivo, ou seja, de como iniciar um projeto até chegar ao produto final.


Retrós:Já participou de desfiles?
Carla: Trabalhei no backstage do desfile da Calvin Klein em 2010 na semana de moda de New York.
Retrós: Como foi essa experiência para você?
Carla: Foi uma experiência muito enriquecedora já que pude ver como funciona uma grande marca e trabalhar com um grande nome da moda como o Francisco Costa.


Retrós: Quais projetos você desenvolveu que considera mais relevantes ou importantes?
Carla: Durante todo meu processo acadêmico desenvolvi trabalhos de grande importância para minha formação, porém os de maior relevância foram os que tiveram grande repercussão como os trabalhos da disciplina Núcleo, em que criei um look e o apresentei em um desfile. Fazer um desfile é importante para o reconhecimento do meu trabalho no mercado da moda e me fez crescer como profissional.


Retrós: Quais são as referências que a influenciaram no processo criativo?
Carla: Na moda tenho como referências os estilistas brasileiros Ronaldo Fraga e Sónia Pinto. De forma geral, tudo pra mim passa a ser referência em uma determinada época, hoje gosto muito de revistas de decoração, me estimulam a criar.
Retrós: Qual sua visão a respeito do setor?
Carla: A moda é um setor que está saturado de profissionais. Desenvolver algo inédito tem ficado mais difícil a cada dia. Isso não quer dizer que não exista espaço, pois o público da moda é fiel e o consumo tem aumentado, porém, para se destacar nesse mercado é necessário o desenvolvimento de algo original ou você acaba caindo na famosa releitura.
Retrós: Em sua opinião para ser um bom profissional da moda é preciso o quê? Fazer cursos, acompanhamento das tendências? Ler revistas de moda e blogues é suficiente?
Carla: É necessário estar antenado com tudo o que acontece no mundo, pois a moda tem como referência nosso cotidiano. Fazer cursos é enriquecedor para o aprendizado de técnicas e novidades no mercado. Não gosto de uma idéia de moda baseada em tendência e sim em referências. Isso pode se dar lendo um livro ou uma revista, pesquisando na internet ou até mesmo seu dia a dia.
Retrós: Quais são seus projetos para o futuro?
Carla: Pretendo continuar a estudar; trabalhar na área de criatividade e montar uma linha de moda infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário