segunda-feira, 21 de março de 2011

Anna Karla Barbosa

Por Domitila de Paulo


Anna Karla Barbosa, 20 anos, nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Mato Verde. Teve seu primeiro contato com a moda quando ingressou na carreira de modelo no período em que morou em Montes Claros. Durante três anos, a carreira lhe proporcionou viagens constantes e visitas a ateliês de costura. Ao ver de perto a produção de moda, o seu interesse pela área mudou de enfoque: percebeu que queria participar do processo de criação e do desenvolvimento.
Decidida, mudou-se para Belo Horizonte em 2008 para estudar Design de Moda na Universidade Fumec. Com o tempo, adquiriu experiência trabalhando para algumas marcas, nas quais participou do desenvolvimento de coleções. Porém, foi no Palácio das Artes, trabalhando nos figurinos da ópera La Traviata com o figurinista Raul Belém, que a designer viu despertar uma grande afinidade com a área. Anna Karla pretende continuar trabalhando com figurinos, mas não abandona a idéia de ter sua própria marca e desenvolver suas próprias coleções.

Retrós: A sua experiência com moda se divide em dois caminhos: como modelo e como designer. Qual a diferença da visão de moda percebida sob o ponto de vista dessas duas áreas? Hoje, o que é moda para você?
Anna Karla: Tive uma experiência bem rápida como modelo aos 13 anos. Foi quando me mudei para Montes Claros com meu irmão mais novo e uma prima para estudar em um colégio melhor. Era muito nova e tive que amadurecer cedo. Tudo foi acontecendo muito rápido na minha vida, mas vi que desfilar era muito diferente de criar. O tempo que passava nos ateliês com os alfinetes me espetando na prova das roupas me fez interessar pelo processo da criação e desenvolvimento da peça e abandonar o gosto só pelo glamour dos desfiles. Percebi que não queria mais seguir uma carreira como modelo, mas sim como designer, pois para mim moda está muito além da estética da beleza e das tendências. Está no comportamento das pessoas e como podemos interpretá-las para criar o que lhes agrada. Moda é algo relativo, cada um pode enxergá-la de um jeito, então prefiro pensar que moda pra mim é o jeito como escolho entender as coisas.
Retrós: Teve alguma percepção particular de moda nessas cidades? Acredita na identidade da Moda Mineira?
Anna Karla: Sempre morei em Minas. Nasci em Mato Verde, fui para Catuti, devido à carreira política do meu pai; mudei para Montes Claros para fazer o ensino no médio e de lá vim para Belo Horizonte cursar a faculdade. Posso dizer que as percepções que tive de moda ao longo desse tempo foram através de minha avó que sempre costurou roupas pra minha mãe e minhas tias, e através de um tio que é alfaiate. As noções de passarela como modelo e o entendimento da produção de algodão também contribuiram, pois em Catuti existe um projeto de plantação de algodão transgênico. Tudo isso me deu uma boa base para a carreira que escolhi, mas é claro que a faculdade e as experiências no mercado de trabalho aqui estão sendo fundamentais. Sobre a moda mineira, posso afirmar que é uma das mais ricas e diversificadas do país. Sempre morei no interior do norte de Minas e sempre pude ver que a produção de moda é um mercado lucrativo e abrangente para várias áreas.
Retrós: Como foi a experiência de trabalhar com figurinos? Tem projetos posteriores como figurinista?
Anna Karla: Sempre que assistia a filmes de época ficava encantada pela perfeição e criatividade dos figurinos e pela qualidade da pesquisa feita do que se usava em determinado período de tempo. Percebi que gostava muito dessa área. Um dia, através da faculdade, surgiu uma oportunidade de estágio no Palácio das Artes para trabalhar com os figurinos da Ópera La Traviata.  Topei na hora. Conheci todo o acervo de figurinos e de infra-estrutura do Palácio em Marzagão, na cidade de Sabará, além de conviver de perto com o figurinista Raul Belém. A partir daí me apaixonei mais ainda por essa área. Foi um super aprendizado. Meu grande desejo é ser figurinista e quem sabe trabalhar na Globo! (Rss..) Mas pretendo seguir também um nicho mais comercial com uma confecção feminina.
Retrós: Para qual tipo de público deseja criar?
Anna Karla: O nicho que quero atender é o chamado “singular womens” que foca mulheres fortes, independentes, mais velhas e que sabem o que querem. Pretendo desenvolver roupas que sirvam para trabalhar e para se socializar.
Retrós: Como designer de moda, escolheu duas frentes de trabalho: criação de figurinos e desenvolvimento de coleções para o mercado. Você Acredita que exista alguma ligação entre elas?
Anna Karla: Parcialmente sim. Muitos figurinos de TV, das novelas e de outros programas, ditam moda. E acabam se transformando em tendências fortes no mercado. Mas não vejo isso como importante para mim, pois, se for trabalhar mesmo com figurinos, quero criar peças mais conceituais e de época.
Retrós: Quando concluir a sua graduação, o que pretende fazer e qual a sua idéia para o projeto final de curso?
Anna Karla: Na verdade já estou começando meu TCC, e provavelmente me formo no final deste ano de 2011. O tema que escolhi foi algo associado a curandeirismo, que abrange energia espiritual, poder do pensamento, rituais, plantas medicinais, chacras etc. A idéia é criar peças fluidas e fortes ao mesmo tempo. Ainda não sei bem sobre a modelagem que escolherei, mas as cores serão bem nudes e pastéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário